Bahia

UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartel de cachês

Na reunião, tanto a UPB quanto o Ministério Público da Bahia reforçaram que o diálogo segue aberto com prefeitos

30/01/2026 19h57
UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartel de cachês
Foto: Divulgação

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, destacou na manhã desta sexta-feira (30), durante reunião com prefeitos, a adesão total dos municípios baianos à proposta de realização dos festejos juninos com responsabilidade fiscal, equilíbrio financeiro e preços justos na contratação de artistas e estruturas.

A declaração foi feita durante discussão que reúne gestores, órgãos de controle e representantes de associações municipalistas de seis estados do Nordeste, que participaram da reunião de forma online e alertaram a preocupação alta dos preços de cachês de bandas contratadas para as festas. A preocupação já ultrapassou as fronteiras da Bahia e une os municípios nordestinos, com foco na regularização dos gastos públicos e preservação das tradições culturais.

Segundo Wilson Cardoso, há 100% de adesão dos gestores municipais à ideia de manter a tradição dos festejos, especialmente nos municípios onde o São João é um evento cultural consolidado, mas sem comprometer áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. “A ideia é fazer a festa, mas sem que comprometa as finanças do município e com um preço justo. Isso é o mais importante”, afirmou.

O presidente da UPB ressaltou que os parâmetros em debate levam em consideração a realidade financeira de cada município, respeitando diferenças entre cidades pequenas, médias e grandes. Como exemplo, citou seu próprio município, Andaraí, de pequeno porte. “Não adianta falar em teto se o município não tem receita corrente líquida para suportar. A festa precisa atrair a população, fortalecer o comércio, mas dentro da realidade de cada cidade”, explicou.

Outro ponto enfatizado foi o combate à cartelização na contratação de artistas, prática que, segundo ele, torna inviável a realização das festas no futuro.“ O que a gente quer evitar é o cartel, quando poucos empresários definem preços abusivos e puxam todo o mercado para cima. Isso fica insuportável para os municípios”, afirmou, defendendo transparência e atuação conjunta com os órgãos de controle.

MP-BA reforça foco na regularização, não no fim das festas

A promotora de Justiça Rita Tourinho também se pronunciou, reforçando que a atuação do Ministério Público da Bahia não tem como objetivo extinguir os festejos juninos, mas regularizar e permitir o controle dos gastos públicos. “Queremos uma festa de São João que agrade à população, mas que não comprometa recursos essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou.

Segundo a promotora, a discussão surge diante da majoração excessiva dos valores cobrados de um ano para outro, em alguns casos triplicando ou quadruplicando. “A iniciativa privada pode cobrar o valor que quiser. A questão é: a administração pública pode pagar? O recurso é da população, e esse é o grande questionamento”, explicou.

Rita Tourinho destacou que o debate atual trata da construção de parâmetros viáveis, que podem ser adotados de forma consensual ou controlados pelos órgãos fiscalizadores. A promotora ressaltou que a pauta já ultrapassa a Bahia e está sendo discutida com órgãos de controle de outros estados, por se tratar de um tema de interesse direto da população. “Fazer festa, sim. Mas festa com responsabilidade”, concluiu.

Durante a reunião, tanto a UPB quanto o Ministério Público da Bahia reforçaram que o diálogo segue aberto com prefeitos, órgãos de controle, produtores culturais e a sociedade, com o objetivo de garantir transparência e assegurar a continuidade dos festejos juninos de forma equilibrada e sustentável nos municípios baianos.

Comentários

Leia também

Bahia
Bahia está entre os estados em alerta laranja para chuvas fortes

Bahia está entre os estados em alerta laranja para chuvas fortes

Aviso vale até sábado e prevê chuvas intensas em todas as regiões do país
Bahia
Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié

Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié

Ordens de serviço foram assinadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro...
Bahia
Presidente da UPB se reúne com Rui Costa e Zé Cocá para tratar de pautas municipais

Presidente da UPB se reúne com Rui Costa e Zé Cocá para tratar de pautas municipais

Durante a reunião, também foi informado o resultado da eleição do Comitê Gestor do...