UPA Estadual de Feira promove ação com foco na saúde mental do trabalhador
O evento conta com palestras, atividades integrativas e exposições de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), buscando reforçar a importância de práticas de cuidado no ambiente de trabalho, especialmente em tempos de crescente adoecimento psicológico.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a UPA Estadual de Feira de Santana, gerida pelo Instituto Nacional de
Tecnologia e Saúde (INTS), realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com uma programação voltada para a promoção da saúde mental dos colaboradores. O evento conta com palestras, atividades integrativas e exposições de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), buscando reforçar a importância de práticas de cuidado no ambiente de trabalho, especialmente em tempos de crescente adoecimento psicológico.
Valdemira Queiroz, técnica em saúde do trabalho e uma das organizadoras da SIPAT, destaca a relevância do evento e o foco dado à saúde mental dos trabalhadores da saúde. “A SIPAT tem um papel fundamental ao longo dos anos. Trata-se de um momento de educação e conscientização para reduzir o número de acidentes no trabalho. Este ano, em especial, estamos trazendo um olhar atento para a saúde mental, em sintonia com o Setembro Amarelo. O cuidado com a mente é essencial para os nossos colaboradores, que lidam diariamente com situações de estresse no ambiente hospitalar”, afirma Valdemira.
Rafael Lima, psicólogo institucional e palestrante do evento, reforça a importância de cuidar da saúde mental para garantir o bem-estar não só no trabalho, mas em outros âmbitos da vida. “Os índices de adoecimento mental estão em alta, e a qualidade da saúde mental do colaborador impacta diretamente em sua qualidade de vida, nas relações pessoais e na maneira como ele lida com os desafios. O trabalhador da saúde, que cuida de outras vidas, precisa estar bem para desempenhar essa função. Cuidar de si mesmo é o primeiro passo”, explica Rafael.
A programação da SIPAT inclui palestras sobre temas como riscos da automedicação e biossegurança, além de momentos de relaxamento, como massagens e atividades integrativas, promovendo o equilíbrio entre o físico e o emocional dos profissionais da unidade.