Unidos pela fé: torcedores de Flamengo e Fluminense celebram o Jubileu dos Jovens
Entre camisas de clubes e a expectativa pela missa com o Papa Leão XVI, jovens brasileiros mostram que a fé ultrapassa rivalidades
Um mar de juventude tomou conta da Praça São Pedro nesta terça-feira (29), em Roma, para o Jubileu dos Jovens 2025. Entre os milhares de peregrinos vindos de 136 países, destacam-se brasileiros vestindo as camisas de seus times do coração — Flamengo, Fluminense, entre outros — mas unidos por um mesmo propósito: celebrar a fé e viver a comunhão.
Fernando e João, ambos de Nova Friburgo, trouxeram o clima de “clássico carioca” para o Vaticano: um flamenguista e um tricolor do Fluminense, mas lado a lado, com espírito fraterno.
“É uma grande emoção porque aqui é a cidade eterna, é a catedral de Pedro. O Papa Leão XIV confirma a cada um de nós a nossa fé católica. Nunca vi tanta gente junto com tanto respeito. Mesmo as filas enormes, só há motivos para louvar a Deus”, disse Fernando, vestindo a camisa do Flamengo.
Sobre a rivalidade futebolística, João brincou, mas reforçou a mensagem de paz: “Aqui não tem briga, não tem discussão. Apesar de eles acharem que são a maior torcida, eu falei que podem ser a maior, mas não são os únicos. Somos todos irmãos. No futebol também precisamos viver a paz. A arquibancada deve ser um espaço de alegria e harmonia.”
Eles ainda comentaram sobre a fala recente do Papa Leão XVI, que incentivou jovens influenciadores a promoverem a paz e quebrarem a polarização, inclusive no esporte.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto do Vaticano