Unidades de saúde são abastecidas com fitas de glicemia
O estoque foi abastecido pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
As fitas para medir a glicemia e garantir o monitoramento dos pacientes com diabetes estão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) nesta segunda, 22. O estoque foi abastecido pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
Os itens são entregues aos diabéticos que estão cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado ao SUS. Para adquirir, é preciso se dirigir a unidade mais próxima da residência e apresentar a receita médica. Caso o documento esteja vencido, é possível renovar no mesmo local após avaliação por médico ou enfermeiro.
“A prescrição deverá ser feita pelo profissional médico cadastrado na rede pública de saúde. O paciente receberá um quantitativo de fitas para o uso em 30 dias”, explica Ana Carla Barbosa, chefe da Divisão de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda de acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem, se o paciente necessitar do quantitativo superior a cem unidades de fitas, a demanda deverá ser avaliada pela Assistência Farmacêutica. Para isso, é preciso que o médico envie relatório.
“A receita médica e relatório têm validade de três dispensações”, destaca.
Além da entrega das fitas, o paciente diabético que faz acompanhamento na unidade de saúde realiza também o Mapa de Controle Glicêmico, documento que acompanha as medidas de cada dia.
“Por isso, o paciente diabético precisa entregar o mapa do mês anterior, para que seja dispensada novas fitas. Caso não apresente ou relate de maneira divergente do quantitativo de fitas dispensadas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação médica”, pontuou Ana Carla Barbosa.
*Secom