Feira de Santana

Unidades de saúde intensificam campanhas de vacinação neste mês

de saúde intensificam campanhas de vacinação neste mês

11/08/2022 17h34
Unidades de saúde intensificam campanhas de vacinação neste mês
Foto: Thiago Paixão

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) estão mobilizadas em ofertar as vacinas de rotina e das campanhas nacionais neste mês. Para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza 104 salas de vacina, localizadas na zona urbana e rural, que funcionam de segunda a sexta-feira.

A sala de vacina nas USFs funciona das 7h30 às 15h30, enquanto que nas UBSs abre das 7h30 às 17h30 – ou seja, encerra a aplicação dos imunizantes 30 minutos antes do fechamento da unidade. Isso se deve à necessidade dos equipamentos de refrigeração atingirem a temperatura ideal de armazenamento das vacinas.

Vale destacar que as USFs Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha são vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção primária com a implantação do horário estendido de funcionamento das 8h às 21h.

VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E A MULTIVACINAÇÃO

Podem ser vacinadas contra a poliomielite crianças até cinco anos. Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dessa forma são disponibilizadas doses que protegem contra a tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e a Covid-19.

O dia D de mobilização será em 20 de agosto, sendo que a campanha se estende até 9 de setembro. A meta é vacinar 95% do público alvo.

Para ser imunizado é necessário levar a criança munida dos documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

GRIPE (INFLUENZA)

A vacinação contra a gripe (Influenza) continua aberta para pessoas a partir dos seis meses de idade. Já são quase 200 mil vacinas aplicadas no município desde o início da campanha, em 4 de abril. Para receber a dose é necessário apresentar o documento de identidade, a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

COVID

A vacina contra a Covid-19 está disponível para crianças (de 3 a 11 anos), adolescentes (de 12 a 17 anos), adultos e idosos. Vale ressaltar que, no momento, apenas as pessoas com 40 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde podem tomar a quarta dose (reforço) da vacina contra o coronavírus. A aplicação está sendo realizada em quem recebeu a terceira dose há pelo menos quatro meses.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Colégio recém-inaugurado tem módulo interditado em Feira de Santana

Colégio recém-inaugurado tem módulo interditado em Feira de Santana

A unidade de ensino foi inaugurada nesta segunda-feira(19) e teve investimentos de cerca...
Feira de Santana
Prefeito Colbert revela motivo de não comparecer à conferência para tratar sobre casos de dengue

Prefeito Colbert revela motivo de não comparecer à conferência para tratar sobre casos de dengue

O prefeito revelou que não pode comparecer ao evento no sábado pela manhã.
Feira de Santana
Três Unidades de Saúde da Família retomam atendimentos após chuvas

Três Unidades de Saúde da Família retomam atendimentos após chuvas

A comunidade afetada pela suspensão temporária de atendimentos pode buscar assistência...