“Unidade dos prefeitos é fundamental”, afirma Otto Alencar sobre nova gestão da UPB
Segundo ele, a entidade tem desempenhado um papel essencial na articulação dos municípios e na defesa de políticas que preservem a arrecadação municipal.
O senador Otto Alencar (PSD) comentou sobre a nova gestão da União dos Municípios da Bahia (UPB), que terá Wilson Paes Cardoso como presidente tomando posse nesta sexta-feira (28). Segundo ele, a entidade tem desempenhado um papel essencial na articulação dos municípios e na defesa de políticas que preservem a arrecadação municipal.
“A última disputa que tivemos na UPB foi em 2009, depois disso, os prefeitos passaram a ter um entendimento maior sobre a importância da unidade. Essa coesão é fundamental, principalmente diante das reformas que podem impactar a arrecadação municipal”, destacou Otto Alencar.
O senador ressaltou a necessidade de garantir que a reforma tributária não prejudique os municípios que dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Nossa grande preocupação no Senado é que a reforma não reduza a arrecadação das cidades. Muitos municípios vivem apenas dos repasses e não possuem arrecadação forte com ICMS, mineração ou setor de serviços. Estamos atentos a isso na nova lei complementar da reforma tributária”, afirmou.
*Com informações de Jorge Biancchi