Unidade de saúde intensifica ações de prevenção ao câncer de mama
Além de palestras, a comunidade teve acesso a atendimentos nutricional e clínico
A manhã desta quinta-feira, 6, foi de palestra para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama para moradores dos bairros Rua Nova e Feira X. A ação ocorreu na Unidade de Saúde da Família como parte da programação do Outubro Rosa.
“Esse tipo de câncer é o que mais causa a morte de mulheres no país. Precisamos compartilhar informação para que as pessoas consigam identificar os sinais de alerta. Quando mais cedo essa doença é diagnosticada, maior a chance de cura”, afirma a chefe da Atenção Primária à Saúde, Helen Costa.
Além da ação educativa, a comunidade teve acesso a atendimentos nutricional e clínico, aferição de pressão e atividades de alongamento com fisioterapeuta para melhora da postura e combate ao estresse.
Marcação de mamografia
Mulheres de 50 a 69 anos podem procurar as unidades de saúde para marcar o exame de mamografia. Para isso, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF, Cartão SUS e passar por avaliação com o profissional de saúde, seja médico ou enfermeiro.
O agendamento deve ser feito na unidade a qual a paciente é cadastrada – as marcações são realizadas na própria unidade pelo sistema da Central Municipal de Regulação (CMR).
*Secom