Unex marca a história de Feira de Santana como a primeira instituição de ensino superior privada da cidade
A instituição possui 23 anos em Feira de Santana
Aliar educação e tecnologia, inovação e responsabilidade social para promover cada vez mais o conhecimento em movimento. Este é o alicerce da Centro Universitário de Excelência Unex, que em 1999 foi a primeira instituição de ensino superior privada de Feira de Santana ainda como FTC. A reitora da Unex, professora Marcly Amorim, destacou toda a trajetória de protagonismo da instituição.
“Nós nascemos FTC, crescemos como UniFTC e com a vinda do curso de medicina nos tornamos Centro Universitário de Excelência Unex, validando toda nossa trajetória de protagonismo não só em Feira de Santana, mas na própria rede. A unidade de Feira de Santana foi presenteada com essa nova identidade, continuando pertencendo a rede UniFTC, mas sendo uma referência educacional. Hoje nós somos, segundo os indicadores do MEC, o melhor Centro Universitário de Feira de Santana e isso é um conforto e um desafio ao mesmo tempo para nós.” Destaca.
A professora Marcly irá completar 22 anos na instituição, ela começou como professora antes mesmo da sede ser instalada no bairro do SIM e conta que muitos questionavam a escolha da localização feita pelos gestores da Unex.
“Irei completar 22 anos na rede, comecei como professora nos prédios alugados e em 2002 a sede foi transferida para a Avenida Artêmia Pires quando ainda era estrada de chão. O presidente do grupo é muito visionário e ele visualizou o crescimento exponencial de Feira de Santana para aquela região em parceria com o nosso diretor que foi o ex-reitor da Uefs, professor Josué Melo, que contribuiu muito também. Nós tivemos uma experiência desafiadora no início pois todos questionavam o fato da faculdade funcionar praticamente na zona rural e hoje a nossa instituição serve de ponto de referência para pontos do bairro.” Conta.
Além da sede que contribuiu para o crescimento exponencial do bairro do SIM, nas clínicas-escola, as pessoas de baixa renda que entram em contato diretamente com o serviço de marcação são atendidas gratuitamente. E não para aí. Um dos feitos mais relevantes da FTC é a estrutura com equipamentos de última geração desenvolvida para atendimentos à população com clínicas-escolas, núcleos de práticas jurídicas, empresas juniores e agências experimentais, que asseguram atendimento a milhares de pessoas todos os anos. Este trabalho é realizado por estudantes e monitorado por professores – em sua maioria mestres e doutores.
“Nós nos instalamos no SIM com nossos primeiros cursos na área de administração, contábeis, sistema de informação, alguns cursos da área de saúde e com o passar do tempo passamos a ofertar mais cursos da área de saúde, hoje dos nossos 16 cursos 10 são da área de saúde. Em 2016 com o curso de medicina veterinária implantamos a clínica de veterinária, em 2019 inauguramos a nossa clínica de odontologia na Avenida Noide Cerqueira, além do Núcleo de Assistência Integrada em Saúde que funciona na Avenida Getúlio Vargas, porque nós entendemos que essa é a essência de uma instituição educacional, é você vivenciar na prática o conhecimento trabalhado em sala de aula.”
A reitora da Unex conta que o período da pandemia foi de muitos desafios e aprendizados para a instituição.
“Nós tivemos que nos reinventar, mas foi um momento desafiador e de muito aprendizado. Felizmente a Unex conseguiu antecipar projetos referentes a tecnologia, investimos massivamente na capacitação dos nosso docente, trabalhamos com uma plataforma específica, porque entendemos que não temos como dissociar a tecnologia do aprendizado, então costumo dizer que antecipamos essa tecnologia que estava antecipada para médio ou longo prazo e tivemos a felicidade da nossa equipe corresponder.” Afirma.
Além do trabalho excepcional para a adaptação dos alunos e professores durante a pandemia, a Unex reafirmou mais uma vez o seu trabalho com a sociedade iniciando uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura para abrir as portas da instituição como ponto de vacinação para a covid-19.
“Nós abrimos as portas para a comunidade, não só com a parceria com a Secretária Municipal de Saúde e a prefeitura para o processo de vacinação, mas também desenvolvemos projetos de movimento do bem mesmo trabalhando de forma remota.”
A transição de marca para Unex entrou na história da unidade de Feira de Santana como mais um marco, considerando que, em fevereiro de 2022, recebeu do MEC a autorização de funcionamento do curso de Medicina no local.
“Nós estamos vivenciando um marco histórico educacional não só na rede UniFTC, mas também em Feira de Santana e região. Todos sabem o quanto um curso desse foi sonhado aqui para nossa região e foi motivo de muita felicidade porque foi um projeto arquitetado em busca da nota máxima e nós tivemos essa validação no momento da autorização do MEC, então isso é fruto de toda uma experiência e dos investimentos que foram feitos.” Ressalta a professora Marcly.