Feira de Santana

Uma vida de fé: A devoção de Antônio Roberto Gonçalves a Santo Antônio

A história de Antônio Roberto Gonçalves é um testemunho de fé e da influência de Santo Antônio em sua vida

13/06/2024 06h56
Uma vida de fé: A devoção de Antônio Roberto Gonçalves a Santo Antônio

No Dia de Santo Antônio, Antônio Roberto Gonçalves compartilha sua profunda conexão com o santo que dá nome ao dia e a ele próprio.

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, é um dos santos mais venerados da Igreja Católica. Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195, e faleceu em Pádua, Itália, em 1231. Conhecido como o “Santo do Mundo Inteiro”, é famoso por sua pregação eloquente e seus milagres. Declarado Doutor da Igreja, Santo Antônio é frequentemente invocado como o patrono dos pobres, dos viajantes e, particularmente, como o santo casamenteiro.

“Eu nasci numa terça-feira no Dia de Santo Antônio. Daí meu nome já começou pegando esse gancho, meu nome é Antônio Roberto”, relata, lembrando das coincidências que marcaram sua vida desde o nascimento.

Durante a infância, Antônio morou perto da Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos.

“Ainda criancinha, com cinco, seis, sete anos, eu morei em uma residência próximo aqui da igreja”, diz ele. A família se mudou, e foi somente aos quatorze anos que ele foi batizado, justamente na mesma igreja de Santo Antônio dos Frades Capuchinhos.

“Por volta de dezessete para dezoito anos, já iniciando minhas atividades na igreja de uma maneira mais concreta, nós fundamos um grupo de jovens”, recorda. Curiosamente, o grupo se reunia na capela de Nossa Senhora da Piedade, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde os frades capuchinhos do convento Santo Antônio davam assistência espiritual.

A vida profissional levou Antônio para fora de Feira de Santana, mas o destino o trouxe de volta após a aposentadoria.

“Eis que volto para Feira de Santana e venho morar justamente no bairro SIM, que a época também fazia parte da paróquia Santo Antônio”, conta. O retorno à cidade também marcou seu retorno à igreja: “Com algumas pessoas amigas que já atuavam na igreja aqui dos Capuchinhos, eu também retornei à igreja de Santo Antônio, lá na sede, na matriz”.

Atualmente, Antônio está envolvido em diversas atividades na igreja. “Passei a integrar algumas pastorais, como a pastoral da comunicação, a pastoral litúrgica, e o conselho missionário”, explica.

Antônio atribui muitos momentos significativos de sua vida à presença de Santo Antônio.

“Eu sempre percebo a presença de Santo Antônio em todos os meus caminhos, as minhas atividades”, afirma. Sua devoção ao santo é profunda: “Daí a minha devoção por esse santo tão querido, Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, que é tido como santo declarado por um Papa o santo do mundo inteiro. Um dos santos mais queridos com certeza em todo o mundo”.

*Com informações de Liliane Santos

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Hoje, cerca de 70% das melhorias já foram concluídas, e uma vistoria da Federação está...
Feira de Santana
Prefeito José Ronaldo busca diálogo com a Embasa para resolver falta de água na zona rural

Prefeito José Ronaldo busca diálogo com a Embasa para resolver falta de água na zona rural

José Ronaldo afirmou que já está tomando medidas iniciais e pretende intensificar o...
Feira de Santana
Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana

Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana

A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais...