Saúde

Uma boa saúde bucal pode evitar doenças cardíacas, alerta cardiologista

Infecções na boca podem gerar problemas cardíacos graves

29/09/2024 06h00
Uma boa saúde bucal pode evitar doenças cardíacas, alerta cardiologista

No quadro “Momento IDM Cardio”, o cardiologista Dr. Sérgio Rocha trouxe um tema crucial para a saúde geral: a conexão entre a saúde bucal e as doenças cardíacas. O médico destacou como a negligência com a higiene bucal pode causar graves problemas no coração.

“O nosso corpo tem barreiras protetoras, como a pele, que evitam a entrada de microrganismos. No entanto, a boca é uma porta de entrada para infecções que podem afetar diretamente o coração”, afirmou Dr. Sérgio. Ele explicou que infecções orais, como as causadas por cáries ou problemas na garganta, podem levar bactérias para a corrente sanguínea, chegando às válvulas cardíacas.

As doenças valvulares foram apontadas como as mais comuns entre as condições cardíacas relacionadas à saúde bucal.

“O coração funciona em um circuito onde o sangue deve seguir apenas uma direção, e as válvulas são responsáveis por garantir que ele não retorne. Se uma válvula sofre dano, o sangue pode voltar, ou, em casos mais graves, a válvula pode endurecer, impedindo o fluxo sanguíneo”, detalhou o cardiologista.

Entre as doenças destacadas, Dr. Sérgio mencionou a febre reumática e a endocardite como condições sérias que podem se originar de infecções bucais não tratadas.

“A febre reumática afeta, principalmente, a válvula mitral, e pode causar o endurecimento das válvulas, o que chamamos de estenose. Se a situação se agravar, o tratamento muitas vezes é cirúrgico, sendo necessária a substituição da válvula afetada”, explicou.

O cardiologista também alertou sobre a endocardite, uma infecção grave nas válvulas cardíacas causada por bactérias que se alojam na região.

“Essa infecção precisa ser tratada com antibióticos e, em muitos casos, com cirurgia. É por isso que a prevenção é tão importante”, frisou.

Sobre a prevenção, Dr. Sérgio reforçou a importância da higiene bucal regular desde a infância. “Nos países desenvolvidos, a estenose mitral, causada por febre reumática, é quase inexistente. No Brasil, ela ainda representa 90% dos casos de doenças valvulares, principalmente porque as infecções de garganta não são tratadas de forma adequada. Essa é uma doença associada à falta de cuidado com a saúde bucal”, lamentou.

Ele ainda ressaltou que, além de crianças, os adultos também devem cuidar da saúde bucal para evitar problemas como a endocardite. “

Quem vai fazer extrações dentárias, por exemplo, deve passar pelo cardiologista para que seja realizada a profilaxia para endocardite. Isso evita que uma simples extração leve a uma infecção cardíaca”, alertou.

Por fim, Dr. Sérgio deixou recomendações práticas: “Leve seus filhos ao dentista regularmente para evitar infecções, e se você é adulto e não tem o hábito de procurar o dentista, faça isso. Prevenir é sempre o melhor caminho”, concluiu o cardiologista.

Comentários

Leia também

Saúde
Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Equilíbrio e moderação: Cardiologista dá dicas como manter a saúde durante as festas de fim de ano

Com planejamento e escolhas conscientes, é possível aproveitar essa época especial sem...
Saúde
Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Especialista explica cuidados e prevenção com a otite, especialmente no verão

Condição pode atingir até 90% das crianças até os sete anos de idade.
Saúde
Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Neurocirurgião explica hematoma subdural que levou presidente Lula à cirurgia de emergência

Dr. Silvério Calaça explicou que esse tipo de sangramento ocorre entre o cérebro e a...