UFRB quer apoio da Câmara para ampliar ações na região
No mesmo dia, às 10h, informou o professor, ocorre a abertura de um seminário amplo com a presença de todos os reitores que contribuíram na criação do campus.
A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), sediada em Cruz das Almas e presente em Feira de Santana através do Centro de Tecnologia e Ciência, Energia e Sustentabilidade (CETENS), pode “ampliar suas ações ainda mais” nesta região, disse hoje, na Câmara, o diretor da instituição, Jacson Machado. Em pronunciamento na Tribuna Livre, ele disse que, para tal, é importante contar com a participação do Poder Legislativo. “Estamos à disposição para nos unir a favor de elevar este acesso ao ensino superior e fazer um movimento liderado pelo Município, mobilizando as câmaras e também os prefeitos do Portal do Sertão por esta causa”, disse. Ele garantiu que na sessão solene a ser realizada na Casa da Cidadania, dia 29, em homenagem à primeira década do campus regional da UFRB , fará este diálogo com a sociedade.
“Nossa proposta agora é ampliar horizontes. Inclusive, temos condições de contribuir com este Poder Legislativo no sentido de desenvolvermos políticas públicas em benefício da nossa sociedade”, afirmou Jacson, convidando os vereadores para participarem da agenda comemorativa. No dia 27 próximo, acontece uma visita guiada às instalações da UFRB, visando prestar contas do que está sendo feito no município. No mesmo dia, às 10h, informou o professor, ocorre a abertura de um seminário amplo com a presença de todos os reitores que contribuíram na criação do campus.
A UFRB, que iniciou suas atividades na Princesa do Sertão em 27 de setembro de 2013, dispõe de oito cursos de graduação, entre os quais bacharelado em energia e sustentabilidade, licenciatura em educação do campo com ênfase em matemática e ciências da natureza, engenharia de materiais (única federal da Bahia que possui), engenharia de produção (curso moderno pensado para a classe trabalhadora de Feira e região) e engenharia de tecnologia assistida e acessibilidade – este, primeiro da área a ser implantado no Brasil, mantendo parceria com a Sociedade Iberoamericana de Seguridade Social visando desenvolver serviços e produtos para pessoas com deficiência, idosos e indivíduos com a mobilidade reduzida.
Estão disponíveis outros quatro outros cursos na área de pós-graduação, mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia, e especializações em agroecologia e energia solar. O CETENS da UFRB em Feira de Santana conta com um quadro de 99 docentes, 31 servidores técnicos, 22 servidores terceirizados e uma comunidade de mais de 1.000 estudantes. Deste total, 60% são residentes locais e 40% vindos de diversas outras cidades da Bahia. A presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), disse estar comprometida com “este projeto grandioso, que é a UFRB”. assegurou. Silvio Dias (PT) enalteceu os cursos que envolvem tecnologia assistida, acessibilidade e educação no campo que permitem. Para Professor Ivamberg (PT), a partir do CETENS, a meta é a expansão da universidade na região.