UFRB abre seleção para mestrados voltados a professores da Educação Básica
O foco da formação é a Educação do Campo nos contextos social, político e econômico da realidade agrária brasileira, podendo ser admitidos candidatos portadores de diploma de Ensino Superior nas diversas áreas do conhecimento.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou três editais para cursos de mestrado direcionados, preferencialmente, a professores da Educação Básica. A instituição disponibiliza 46 vagas, cujas atividades serão realizadas no Campus Amargosa.
São 21 vagas do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo), para o primeiro semestre de 2024. Trata-se de um curso predominantemente presencial, na modalidade mestrado profissional, com área de concentração em Ensino de Filosofia e com previsão de duração de 24 meses. Poderão participar do processo seletivo professores e professoras da Educação Básica que lecionam o componente de Filosofia ou que sejam licenciados em Filosofia e que estejam em exercício da docência em sala de aula, com previsão de continuidade nessas condições ao longo do prazo de duração do curso. As inscrições dos interessados podem ser feitas até 31 de outubro, no site do Prof-Filo (https://humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/processo-seleletivo/).
O outro curso é o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui), para o primeiro semestre de 2024. Estão sendo ofertadas cinco vagas, das quais três são para cotistas. Poderão participar do Exame Nacional de Acesso portadores de diplomas de graduação em Química (licenciatura ou bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e estejam em exercício de docência em Química na Educação Básica, com atuação preferencial na rede pública de ensino. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 16 de outubro, no endereço profqui.iq.ufrj.br.
Outras 20 vagas ofertadas são para o Mestrado Profissional em Educação do Campo, para o primeiro semestre de 2024. Poderão participar do processo seletivo, preferencialmente, profissionais da Educação (professores, gestores e técnicos) e educadores do campo que têm como locus de atuação profissional as escolas do campo, secretarias de Educação, comunidades rurais (assentamentos, acampamentos, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de terreiro, fundo e fecho de pasto), movimentos sociais e sindicais do campo.
O foco da formação é a Educação do Campo nos contextos social, político e econômico da realidade agrária brasileira, podendo ser admitidos candidatos portadores de diploma de Ensino Superior nas diversas áreas do conhecimento. As inscrições deverão ser realizadas no período de 29/09 a 20/10/2023, somente via internet, no endereço https://www1.ufrb.edu.br/ppgeducampo/.
Fonte: Com informações da Ascom UFRB