Uefs substitui luminárias no campus através do Programa de Eficiência Energética
A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
A Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Projeto de Eficiência Energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), iniciou a segunda etapa da substituição de 221 luminárias nos postes do campus universitário.
A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e visa a substituição de equipamentos ineficientes (lâmpadas incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, favorecendo um consumo reduzido, consciente, eficiente e seguro de energia elétrica em prédios públicos.
Conforme a coordenadora da Uninfra, Nadja Ribeiro, a segunda etapa tem a previsão de ser concluída no mês de junho. A Uninfra coordena a parceria com a Coelba e a empresa está fazendo a instalação das luminárias LED, que possuem alto desempenho, durabilidade e reduzem os gastos com manutenção.
Desde novembro de 2020, foram implementadas ações de melhorias na infraestrutura, como a manutenção da rede elétrica do campus e de outros pontos da Uefs. Foram substituídas mais de 9 mil lâmpadas fluorescentes tubulares, 127 fluorescentes compactas e 26 incandescentes por lâmpadas eficientes com tecnologia LED. Refletores foram colocados em diversos locais, lâmpadas LED em frente aos módulos, e também postes com luminárias solares nas passarelas entre os módulos I ao VII.