UEFS sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025
Evento gratuito reunirá universidade, indústrias e startups para debater transição ecológica, transformação digital e bioeconomia em Feira de Santana
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sediará, no dia 22 de setembro de 2025, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025, evento que reunirá representantes acadêmicos, startups, indústrias e captadores de recursos para debater os rumos da inovação no Brasil. A iniciativa é uma realização conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SEBRAE e Sistema FIEB. Além de sede, a universidade também organiza a reunião, com inscrições gratuitas pelo Sympla.
A programação será dividida em dois turnos, indo das 08:00 até as 17:30. Pela manhã, haverá a abertura institucional, seguida de uma palestra sobre transição ecológica e transformação digital, além da apresentação de propostas de startups e indústrias da região. À tarde, os participantes poderão escolher entre workshops sobre gestão da inovação e acesso a captação de recursos, temas considerados estratégicos para o fortalecimento da competitividade empresarial.
Angelo Loula, professor da UEFS e organizador da Jornada, destacou a relevância da escolha de Feira de Santana para sediar a programação.
“Receber esse evento na UEFS é uma grande demonstração de que a inovação é um processo que envolve diversos atores. É uma construção em rede, que mostra a capacidade da nossa cidade em articular universidade, indústria, startups e sociedade em torno de um mesmo objetivo”, afirmou.
O evento também funciona como vitrine para as pesquisas conduzidas pela UEFS em áreas como computação, inteligência artificial, bioprodutos, bioinsumos, ciências farmacêuticas e ciências ambientais. Essas iniciativas, segundo o professor, reforçam o papel da universidade como um pilar estratégico no avanço da inovação.
De acordo com Angelo, o encontro vai muito além do debate acadêmico.
“Estamos falando de desenvolvimento socioeconômico. A digitalização dos negócios, por exemplo, torna as empresas mais eficientes, amplia sua resiliência e fortalece a sustentabilidade não apenas ambiental, mas também empresarial. Já a bioeconomia é um caminho essencial para pensar o futuro com base em recursos finitos, estruturando um modelo de economia circular e biocircular”, reforçou.
Com edições anteriores realizadas em Ilhéus e Vitória da Conquista, a Jornada terá em Feira de Santana sua última parada na Bahia, o que aumenta a expectativa de participação do público.
JP Miranda/ De Olho na Cidade