Educação

Uefs firma convênio com agência reguladora do governo norte-americano através de pesquisa

O investimento será direcionado para o desenvolvimento da pesquisa que pode contribuir para a legalização/consolidação da Ayahuasca para fins religiosos nos EUA e outros países.

04/05/2023 12h20
Uefs firma convênio com agência reguladora do governo norte-americano através de pesquisa
Foto: Divulgação

O projeto de pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) intitulado ”Efeitos persistentes, agudos e subagudos da ayahuasca: uma avaliação neuropsiquiátrica transcultural” receberá um financiamento de cerca de R$ 500.000,00, através de um convênio firmado com o Federal Drug Administration (FDA), uma agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo dos EUA. O investimento será direcionado para o desenvolvimento da pesquisa que pode contribuir para a legalização/consolidação da Ayahuasca para fins religiosos nos EUA e outros países.

Trata-se de um projeto realizado em uma colaboração interinstitucional e internacional envolvendo a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Uefs, a University of California at San Francisco (UCSF), em São Francisco, Califórnia, EUA, e o FDA, sediado em Maryland, EUA.

Esta construção científica coletiva objetiva investigar efeitos positivos e adversos da ayahuasca e fatores associados, para colaborar com as autoridades para tornar possível uma regulamentação cientificamente informada sobre o uso da bebida psicodélica, que aborde adequadamente as questões de saúde pública e questões de liberdade religiosa.

Os estudos serão baseados numa avaliação psiquiátrica e psicológica em grande escala de pessoas que usam a bebida psicodélica ayahuasca em contextos religiosos formais e em retiros religiosos nas Américas do Sul, Centro e Norte, Europa, Ásia e Oceania. Serão avaliados transtornos psiquiátricos, traços de personalidade e funções cognitivas, como atenção, memória e funções executivas.  A previsão é que sejam realizadas avaliações em português, espanhol e inglês, todas no formato online.

Para o professor da Uefs, que coordena a pesquisa no Brasil, Paulo Barbosa, esta experiência é gratificante e significativa para a Instituição. ”Essa implementação abre frentes importantes para que a Uefs possa ter financiamentos do governo dos EUA, abre um caminho para outros financiamentos. Em termos acadêmicos, a neuropsicologia, a psiquiatria nos EUA é a mais desenvolvida do mundo, eles agregam muita ciência, muita tecnologia, e algo muito importante que teremos é a promoção do intercâmbio de pessoal. É uma porta que se abre com uma das melhores universidades do mundo, a University of California at San Francisco é muito bem conceituada. A Uefs tem muito a ganhar com isso, especialmente as áreas de saúde”, considerou.

Ainda de acordo com o coordenador, o financiamento americano vai possibilitar a montagem de um núcleo de pesquisa no campus da Uefs, além da compra de dispositivos tecnológicos e contratação de pessoal para realização das etapas previstas da pesquisa.

Comentários

Leia também

Educação
Veja quais documentos serão aceitos pelo Enem

Veja quais documentos serão aceitos pelo Enem

Provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro
Educação
Professores da Uneb encerram greve após 20 dias de paralisação

Professores da Uneb encerram greve após 20 dias de paralisação

Os professores da Uneb aprovaram o fim da greve por 91 votos a 17
Educação
Em sua 1ª edição, Prêmio Ideb divulga a lista final das escolas contempladas

Em sua 1ª edição, Prêmio Ideb divulga a lista final das escolas contempladas

Criado em 2023, o prêmio visa reconhecer escolas estaduais e NTEs que alcançaram ou superaram...