Feira de Santana

Uefs e setor produtivo de Feira de Santana discutem integração

Durante o encontro, foram debatidas diversas propostas e iniciativas que podem potencializar essa integração

19/03/2024 06h40
Uefs e setor produtivo de Feira de  Santana discutem integração

O Gabinete da Reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi palco de uma importante reunião que visa discutir a integração do setor universitário ao setor produtivo. O encontro contou com a presença ilustre de diversas autoridades.

Estiveram presentes o presidente da CDL Feira, Juscelino Brito, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Genildo Melo, o o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Silva, o presidente do Instituto Pensar Feira, Edson Piaggio e o presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Geraldo Pires.

O objetivo central da reunião foi discutir estratégias e ações para promover uma maior interação entre as universidades e o setor produtivo, visando ao desenvolvimento econômico regional e ao fortalecimento das relações entre academia e mercado.

Durante o encontro, foram debatidas diversas propostas e iniciativas que podem potencializar essa integração, tais como programas de estágio, parcerias em pesquisa e desenvolvimento, incentivo ao empreendedorismo estudantil e capacitação de mão de obra especializada de acordo com as demandas do mercado local.

Genildo Melo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, expressou sua satisfação com a presença de entidades como CDL, Simconf, Instituto Pensar Feira e CIFES, destacando a importância da integração da universidade com o setor produtivo para beneficiar a população local.

“É com grande satisfação que a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, juntamente com outras importantes entidades estamos reunidos hoje aqui na Universidade, especificamente na reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana. Estamos aqui para discutir um tema que há muito tempo tem sido uma grande expectativa para o setor produtivo de Feira de Santana: a integração da Universidade com o setor empresarial. As discussões e intervenções que presenciamos até o momento certamente nos deixam otimistas. A partir dos debates realizados nesta tarde, acreditamos que avançaremos significativamente.”

Por sua vez, o presidente do Sindicato do Comércio, Marco Silva, ressaltou a relevância do encontro e a sua felicidade em participar, destacando a importância da academia envolver a sociedade, empresários, trabalhadores e a imprensa para elaborar estratégias e projetos concretos visando o desenvolvimento da região.

“É uma grande felicidade para mim poder retornar aqui na UEFS, onde realizei minha graduação. Estou realmente em casa e muito feliz por estar de volta. Esse sentimento se intensifica ao vermos a Academia convidando ativamente a sociedade, os empresários, os trabalhadores, a imprensa e todos, juntamente com o poder público, para discutir estratégias e implementações já com projetos e trabalho em andamento. Este cenário nos enche de alegria e esperança, pois temos mantido diálogos contínuos com o Governo do Estado, que nos apresentou alguns planos de trabalho. Já temos, por exemplo, um projeto encomendado para a Região Metropolitana de Feira, um plano diretor que irá orientar os investimentos em saúde, transporte e outras áreas essenciais para nossa região.”

O professor da Uefs, Cleiton Silva, destacou a importância do diálogo entre a universidade, o setor público e o setor produtivo. Segundo o professor, historicamente existe um distanciamento entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o setor produtivo, o que necessita ser superado para promover parcerias benéficas e impulsionar o desenvolvimento local e estadual.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de colher frutos positivos a curto, médio e longo prazo com a integração entre o setor produtivo e a academia, Cleiton Silva expressou cautela. Ele acredita que, no curto prazo, a mudança não será imediata, devido à necessidade de uma transformação gradual na mentalidade das instituições e pesquisadores. No entanto, ele vislumbra a possibilidade de uma integração mais robusta e dinâmica no futuro, promovendo uma interação mais estreita entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa, bem como entre os empresários e as entidades públicas de educação e pesquisa.

O Deputado federal Zé Neto participou de um evento onde discutiu a integração entre o conhecimento, a tecnologia e o desenvolvimento da cidade. Durante sua participação, Zé Neto ressaltou a importância da colaboração entre a produção científica, tecnológica e os diversos setores produtivos locais para impulsionar o progresso da região.

“Essa integração entre o conhecimento e a cidade, entre a produção científica e a cidade, entre a produção tecnológica e a cidade – e a cidade é o setor produtivo rural, é o setor produtivo da indústria, do comércio, é o setor produtivo de serviços – é ter aqui a presença da representação, de uma das importantes apresentações do setor informal, que é o Feraguay, a associação do Feraguay, para que a gente possa entender quais são os desafios da cidade.”

O deputado destacou a necessidade de modernização e atualização da Feira de Santana, ressaltando a importância da implementação de tecnologias como inteligência artificial e inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Ao final da reunião, ficou estabelecido um plano de ação para dar continuidade às discussões e implementar as medidas acordadas, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável e o progresso da região.

Com isso, a expectativa é de que essa integração entre o setor universitário e o setor produtivo gere frutos positivos e contribua significativamente para o crescimento econômico e social de Feira de Santana e região.

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Morre advogado Augusto Desterro

Morre advogado Augusto Desterro

O advogado prestou serviços aos trabalhadores do SindBorracha
Feira de Santana
LDO 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara Municipal

LDO 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara Municipal

A LDO define as prioridades, metas e despesas da administração municipal para o próximo...
Feira de Santana
Procon orienta como garantir boas compras e evitar fraudes na Black Friday

Procon orienta como garantir boas compras e evitar fraudes na Black Friday

Órgão recomenda que os consumidores façam antes uma pesquisa do produto desejado para...