Feira de Santana

Uefs anuncia datas para eleição de reitor e vice 

O grupo eleito com o maior número de votos ficará à frente da gestão durante o quadriênio 2023-2027

25/02/2023 06h56
Uefs anuncia datas para eleição de reitor e vice 
Foto: Divulgação

Servidores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participarão das eleições para a escolha do (a) reitor (a) e vice-reitor(a). Segundo o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Conselho Superior da instituição (Consu) nº 080/2022, a votação acontecerá entre 3 e 5 de abril, com proclamação dos resultados no dia 10 do mesmo mês. As eleições são diretas. 

O Consu fará reunião em 20 de abril para homologação e encaminhamento dos nomes integrantes da chapa eleita ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para a nomeação. 

O grupo eleito com o maior número de votos ficará à frente da gestão durante o quadriênio 2023-2027, sendo permitida a recondução ao cargo por mais quatro anos. O prazo para inscrição das chapas iniciou na quinta-feira (23) encerra nesta sexta (24).  

Os (as) candidatos (as) ao cargo de reitor (a) e vice-reitor(a) devem integrar, por mais de cinco anos, o quadro efetivo de docentes da Uefs; estar enquadrados na classe adjunto, titular ou pleno ou, se inseridos nas demais classes, devem ser portadores do título de doutor ou mestre; e estar em efetivo exercício.

Para o professor Jucelho Dantas da Cruz, presidente da Comissão Eleitoral responsável por coordenar o processo, a eleição fortalece ainda mais o processo democrático na Uefs. “A democracia nos espaços internos da instituição foi conquistada através da intensa mobilização dos servidores e discentes, em meio à pressão do regime militar, quando do processo de instalação da universidade, ainda na década de 70. Fomos forjados não somente nesta luta, mas no enfrentamento com o governo por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e pela autonomia universitária. Foi por conta do nosso compromisso com a Uefs que, hoje, docentes, estudantes e servidores técnicos podem escolher um reitor. Também em função do nosso enfrentamento, os votos de cada membro da comunidade acadêmica têm o mesmo peso”, resgatou Dantas.

Os membros da Comissão Eleitoral são indicados pelas diretorias das entidades representativas dos docentes, discentes e dos servidores técnicos, pela Administração Central da universidade e pelo Consu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...