Ucrânia aceita acordo dos EUA para cessar fogo imediato com a Rússia
Além da trégua, a Ucrânia e os EUA também concordaram em acelerar um acordo para a exploração de recursos minerais ucranianos
A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia, segundo um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (11). O governo ucraniano também se comprometeu a adotar medidas para garantir uma paz rigorosa após uma invasão russa.
Autoridades da Ucrânia e dos EUA se reuniram na Arábia Saudita para debater o conflito. A trégua ainda precisa ser aprovada pela Rússia e formalizada pelas partes envolvidas. Os detalhes do acordo não foram revelados, e ainda não há dados para o início da suspensão dos combates, caso seja ratificado por Moscou.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou a negociação, afirmando que a garantia da iniciativa proteção ao país por terra, mar e ar. Já o secretário do Estado dos EUA, Marco Rubio, avaliou que a Ucrânia tomou uma decisão favorável para o fim da guerra e manifestou a expectativa de que a Rússia adote a mesma postura. Segundo ele, o prazo de 30 dias pode ser estendido, dependendo das futuras tratativas entre os dois países.
O ex-conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, afirmou que se reunirá com autoridades russas para discutir o acordo e que ele prevê garantias para garantir uma paz estável na região.
Além da trégua, a Ucrânia e os EUA também concordaram em acelerar um acordo para a exploração de recursos minerais ucranianos. Washington anunciou ainda que retomará o compartilhamento de informações estratégicas e a assistência em segurança ao governo de Kiev.
*Com informações Metro 1