Política

TSE realiza simulação de testes das urnas com biometria

A inclusão da biometria foi proposta pelo presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, por sugestão do Ministério da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira

15/09/2022 09h32
TSE realiza simulação de testes das urnas com biometria
TSE – Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quinta-feira (15), às 11h30, uma simulação do teste de integridade das urnas com biometria. Essa testagem acontece desde as eleições de 2002. Neste ano, por decisão colegiada aprovada na terça-feira (13), o TSE incluiu a biometria no procedimento.

A proposta foi apresentada pelo presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes, após sugestão do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Segundo a analista da CNN Thais Arbex, a atitude de Alexandre de Moraes foi vista como um “ponto final” na tensão entre Forças Armadas e TSE.

O teste de integridade é feito após as eleições e simula os procedimentos de  uma seção eleitoral, com emissão de zerésima e impressão de boletim de urna. O procedimento é filmado e em alguns estados, transmitido no youtube pelo tribunal regional correspondente.

No teste de integridade, funcionários da Justiça Eleitoral digitam nas urnas os votos de cédulas previamente preenchidas. A testagem visa conferir se os números finais da contagem das cédulas correspondem ao totalizado eletronicamente pelo sistema das urnas. Neste ano, o TSE aumentou a quantidade de urnas nesta simulação de 100 para 640 equipamentos – 64 passarão pelo projeto-piloto com biometria. 

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Leia também

Política
“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

“Feira não pode ser coadjuvante”, diz Carlos Geilson ao confirmar pré-candidatura como deputado federal

Ao analisar o cenário eleitoral, ele avaliou que a ausência de outros nomes pode influenciar...
Política
Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

Lula lamenta morte de Oscar Schmidt: ‘maior ídolo da história do basquete brasileiro’

O ex-jogador de basquete morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos, em Santana do Parnaíba,...
Política
Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

Ministério do Esporte lamenta morte de Oscar Schmidt aos 68 anos

O órgão destacou que Oscar marcou época ao alcançar quase 50 mil pontos,