TSE destruirá 195 mil urnas eletrônicas fora de uso
Equipamentos pertencem ao modelo UE2009 e foram recolhidos para desmontagem e reciclagem
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao processo de descarte de 195 mil urnas eletrônicas fora de uso em todo o país. Os equipamentos pertencem ao modelo UE2009 e foram recolhidos para desmontagem e reciclagem.
As urnas eletrônicas são utilizadas, em média, por dez anos ou cerca de seis eleições. Ao fim desse período, são desativadas e submetidas a um processo de descarte ambientalmente adequado. Segundo o TSE, a medida reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a preservação do meio ambiente.
Durante o procedimento, os equipamentos e seus suprimentos passam por desmontagem, com separação de materiais como metal, plástico, borracha e placas eletrônicas. Em seguida, os componentes são descaracterizados, sendo moídos ou quebrados em pequenas partes antes de serem encaminhados para reciclagem.
Segundo o TSE, pelo menos 95% do material gerado, incluindo baterias, plásticos e metais, é reaproveitado, com um índice atual de reciclagem de 98%. Além disso, as empresas responsáveis pelo processo devem comprovar que os materiais foram efetivamente destinados à reciclagem, garantindo a segurança do descarte e a integridade do processo eleitoral.
*Bahia.ba