Mundo

Trump tem a menor aprovação em cem dias de gestão dos últimos 80 anos

Pesquisa revela críticas à expansão do poder presidencial e à gestão econômica

28/04/2025 10h07
Trump tem a menor aprovação em cem dias de gestão dos últimos 80 anos
Foto: Divulgação/White House

Aos 100 dias de mandato, Donald Trump registra o menor índice de aprovação dos últimos 80 anos, de acordo com pesquisa do Washington Post, ABC News e Instituto Ipsos. O levantamento aponta que 55% dos eleitores desaprovam sua gestão, enquanto 39% aprovam e 5% não se posicionaram.

Antes do anúncio das tarifas, em fevereiro, os números eram mais favoráveis, com 45% de aprovação e 53% de desaprovação. Seus predecessores, Joe Biden e Barack Obama, tinham índices de aprovação mais altos no início de seus mandatos: 52% e 69%, respectivamente.

A pesquisa indica uma queda de apoio significativa entre eleitores brancos sem diploma universitário e jovens abaixo de 30 anos, com perdas de 10 e 13 pontos percentuais, respectivamente. Medidas impopulares, como a expansão do poder presidencial e a política de deportação, contribuem para essa queda.

Quanto à economia, 73% consideram a situação ruim, e 53% acreditam que piorou desde sua posse. A maioria também vê as tarifas comerciais como prejudiciais. Apenas 31% confiam nas políticas econômicas do presidente, com um índice de aprovação de 39% para sua gestão econômica. A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de abril, com 2.464 entrevistados.

Comentários

Leia também

Mundo
Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos e 25 feridos

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos e 25 feridos

Atentado ocorreu em cidade de 2 mil habitantes na Colúmbia Britânica; autora, uma estudante...
Mundo
Portugueses vão às urnas neste domingo para escolher presidente em segundo turno

Portugueses vão às urnas neste domingo para escolher presidente em segundo turno

Segundo turno coloca António José Seguro como favorito contra André Ventura, líder...
Mundo
Vírus Nipah: OMS confirma nova morte em Bangladesh

Vírus Nipah: OMS confirma nova morte em Bangladesh

A paciente, entre 40 e 50 anos, apresentou febre e sintomas neurológicos e morreu após...