Mundo

Trump declara vitória, diz que vai consertar fronteiras e promete ‘era de ouro’ nos EUA

Embora nove Estados ainda tenham a contagem de votos indefinida, Republicano se declarou vencedor

06/11/2024 07h14
Trump declara vitória, diz que vai consertar fronteiras e promete ‘era de ouro’ nos EUA
Foto: Alan Santos/PR

Donald Trump subiu ao palco na madrugada desta quarta-feira (6) e fez um discurso de vitória após projeções apontarem sua vantagem em Estados decisivos na disputa presidencial. No momento da sua fala, o ex-presidente norte-americano estava com 266 delegados assegurados no Colégio Eleitoral, restando-lhe apenas 4 para alcançar a marca de 270, necessária para garantir a vitória. Sua principal adversária, a democrata Kamala Harris, registrava 194 delegados conquistados.

Embora nove Estados ainda tenham a contagem de votos indefinida, Trump se declarou vencedor e prometeu iniciar o que chamou de uma “era de ouro” para os Estados Unidos. Ao lado de seu vice, JD Vance, o republicano disse que vai “consertar a fronteira dos EUA”.

“Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo no nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. É uma vitória política que nosso país nunca viu antes.”.

Trump também se referiu à conquista da maioria de assentos no Senado e à possível vitória republicana na Câmara, destacando que o Partido Republicano recebeu um “mandato poderoso e sem precedentes” nas urnas.

Um dos pontos altos do discurso foi a menção ao bilionário Elon Musk, que se tornou um dos principais aliados de Trump durante a campanha. Musk, dono da rede social X, se mostrou um fervoroso apoiador da candidatura republicana, oferecendo até mesmo incentivos financeiros para eleitores no Estado da Pensilvânia. Através de um sorteio, Musk distribuiu US$ 1 milhão por dia entre eleitores registrados no Estado até o dia da eleição, uma medida inédita que, segundo analistas, pode ter tido um impacto significativo nas urnas.

Trump chamou Musk de uma “nova estrela” do Partido Republicano, elogiando o empresário e descrevendo-o como “um cara maravilhoso”. De acordo com o ex-presidente, Musk tem sido uma força importante para mobilizar eleitores e fortalecer sua base de apoio.

Após a confirmação dos resultados na Pensilvânia, Trump muito próximo de reconquistar a Casa Branca. O Estado, que havia dado a vitória a Joe Biden em 2020, é considerado crucial para a eleição e foi apontado como um dos mais disputados da corrida presidencial deste ano.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Mundo
Trégua em Gaza: Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo e troca de reféns

Trégua em Gaza: Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo e troca de reféns

Pausa no conflito começa no domingo, após 15 meses e quase 48 mil mortos. EUA, Catar...
Mundo
Aos 100 anos, morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Aos 100 anos, morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

Com 100 anos, Carter foi o ex-presidente mais longevo dos Estados Unidos
Mundo
Acidente aéreo na Coreia do Sul é o mais mortal dos últimos seis anos

Acidente aéreo na Coreia do Sul é o mais mortal dos últimos seis anos

Acidente também é o pior da história em voos domésticos no país