Trump afirma que deve conversar com Lula “em algum momento”, mas não agora
Presidente americano indicou que a partir de 1º Brasil pode ter seus produtos taxados em 50%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que conversará com Luiz Inácio Lula da Silva “em algum momento, mas não agora”, em resposta à pergunta sobre as tarifas de 50% que ele anunciou sobre produtos brasileiros. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de agosto, conforme carta enviada por Trump a Lula na última quarta-feira (9).
Durante a entrevista, Trump também comentou sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, defendendo-o. “Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”, disse, ao ressaltar que conhece Bolsonaro bem e considera o ex-presidente um bom negociador, honesto e apaixonado pelo povo brasileiro. O republicano reiterou que Bolsonaro era difícil de negociar, mas sempre honesto nas negociações, e reforçou que sabe distinguir quem é honesto de quem não é.
Em contraponto, após as declarações de Trump, o presidente Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e que não aceitará ser tutelado por ninguém.