Tristeza natalina: Especialista porque algumas pessoas se sentem tristes no natal
Apesar do clima de magia e união, para algumas pessoas os festejos são sinônimo de infelicidade
O período natalino é marcado por momentos de confraternização e alegria, mas nem para todos. Para algumas pessoas, esse período é marcado por sentimentos de profunda tristeza. Segundo o psicanalista Dilton Barros, o Natal é uma data que pode provocar uma carga emocional muito forte
“As festas de final de ano sempre provocam um balanço na vida pessoal de todos, e o Natal por ser uma data importante, tanto religiosa quanto para a sociedade em geral, termina piorando a situação”, disse o especialista em entrevista ao De Olho na Cidade.
Segundo o especialista, esse sentimento ocasiona quando a pessoa sente que o balanço do seu ano não foi positivo, por metas não atingidas, e demais frustrações. Assim, ao chegar nas festas de final de ano, a tristeza invade o estado emocional. As redes sociais também influenciam nesse tipo de comportamento, pois facilitam a comparação com outras pessoas, o que leva o indivíduo a se sentir mal por não está tão feliz quanto o outro.
“Eu aconselho fazer um checklist da sua vida, e se questionar ‘será que vale a pena ter essa tristeza toda nesse momento?’, ‘será que realmente seu ano foi tão ruim?’, ou, ‘as sua expectativas subiu demais?’, ‘você não se cobrou mais do que deveria?’. É esse tipo de movimento que deve ser feito pela boa saúde mental”.
Identificar e ressignificar as emoções são os passos essenciais para se sentir melhor e se livrar da tristeza natalina. Estar aberto ao desabafo e se permitir chorar é saudável e é capaz de provocar um alívio emocional, o problema seria reprimir as emoções e tentar mascará-las. A existência de conflitos entre pessoas amadas também pode gerar más emoções.
“Eu indicio sempre uma boa conversa e a confiança de falar com uma pessoa, nem sempre seremos acolhidos, esse ano foi muito desgastante para amizades, por questões politicos, por exemplo. Final de ano é tempo de reconciliação, e temos que tentar reconciliar aquilo que pode e nem sempre as pessoas estão abertas a todo tipo de reconciliação. Você tem que buscar a pessoa e tentar, com muita calma”.
O psicanalista pode ser encontrado através do instagram: @diltonbarrospsi.