Bahia

Três cidades do estado estão entre as 10 mais violentas do Brasil

Ranking foi elaborado pela ‘ONG Mexicana’

27/02/2023 07h32
Três cidades do estado estão entre as 10 mais violentas do Brasil
Foto: Valter Pontes/Secom

A Bahia tem três municipios entre as 10 cidades mais violentas do Brasil em 2022, segundo ranking anual elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal.

Entre as cidades baiana estão: Salvador em 2º lugar; Feira de Santana em 4º e Vitória da Conquista logo em seguida, em 5º. A secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) contestou a pesquisa, afirmando que ela estipula um ranking, sem coletar os dados dos municípios de todos os continentes.

“A Secretaria da Segurança Pública desconhece a metodologia usada pela ONG e contesta a pesquisa que estipula um ranking, sem coletar os dados dos municípios de todos os continentes”, disse. Ainda de acordo com a SSP, em relação as cidades citadas, houve uma redução.

Salvador por exemplo, apresentou redução de 12%. Feira de Santana teve diminuição de 13,1% e, em Vitória da Conquista, as mortes violentas recuaram 49,5%. A SSP ressaltou ainda que “as reduções refletem o empenho das polícias Militar, Civil e Técnica, além do investimento de R $1 bilhão, nos últimos quatro anos, em tecnologia e renovação dos efetivos”.

Brasil

De acordo com a pesquisa, Brasil tem dez das 50 cidades mai. A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem a pior taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país (63,21) e ocupa a 11ª posição na lista mundial.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também