Feira de Santana

Trem Salvador–Feira de Santana é homologado pela ANTT, e empresa baiana lidera implantação

Com a homologação da ANTT, o projeto entra agora em uma nova fase

07/06/2025 06h23
Trem Salvador–Feira de Santana é homologado pela ANTT, e empresa baiana lidera implantação
Foto: Via Mobilidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou oficialmente a implantação do Trem Intercidades entre Salvador e Feira de Santana. O projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de oito anos, será executado pela TIC Bahia Ltda, empresa feirense que teve sua proposta selecionada e aprovada. À frente do projeto está Danilo Silva, CEO e diretor técnico da empresa, que falou sobre a importância da conquista e os próximos passos.

“Esse é o coroamento de um processo longo de trabalho. Estamos muito felizes com o reconhecimento da ANTT pela homologação da nossa empresa como pleiteante em um processo de autorização ferroviária. Agora seguimos pelo mundo apresentando esse projeto e recebendo respostas extremamente positivas de investidores internacionais”, afirmou Danilo.

Segundo Danilo, a concepção do projeto surgiu a partir de uma análise logística da Bahia, especialmente do eixo Salvador–Feira de Santana.

“Salvador é praticamente uma península, com apenas uma grande saída pela BR-324. Quando pensamos em um modelo de transporte que desse conta de cargas e passageiros com eficiência, vimos a ferrovia como resposta ideal.”

A TIC Bahia defende que a ferrovia não apenas desafogará o trânsito rodoviário, como também possibilitará um redesenho da estratégia logística do Estado.

“A gente quer reconstruir e reestruturar toda a malha ferroviária da Bahia com tecnologia e serviços de qualidade. Estamos falando de trens com velocidades entre 160 e 200 km/h e viabilidade de expansão para além de Feira de Santana.”

Um dos pontos mais destacados por Danilo é a viabilidade econômica do projeto, comparando-o inclusive com o trecho Santos–São Paulo, considerado referência no setor.

“Só no trecho Salvador–Feira, temos 24 milhões de pessoas circulando anualmente. Se considerarmos ida e volta, são quase 50 milhões de viagens ao ano. Isso mostra o potencial e a viabilidade comercial da ferrovia.”

O retorno do investimento, segundo estudos da própria empresa, é expressivo. “Hoje, o projeto já projeta uma taxa de retorno de 11% ao ano, podendo ultrapassar 18% com a inclusão de cargas. Estamos falando de um projeto sólido, com várias frentes: transporte de passageiros, movimentação de contêineres, comercialização de créditos de carbono, shopping centers nas estações, operações imobiliárias, e até mesmo a proposta de um aeroporto conectado diretamente à ferrovia.”

De acordo com o CEO da TIC Bahia, o investimento necessário gira em torno de R$ 6,5 bilhões.

“Esse é o valor do nosso primeiro estudo técnico, que foi entregue à ANTT. O projeto inclui duas estações em Feira de Santana, uma em Salvador, além de paradas intermediárias em Candeias e em Conceição do Jacuípe, na região da BR-101.”

Danilo destaca que o traçado foi pensado para provocar uma transformação socioeconômica ao longo de todo o corredor ferroviário.

“Esse eixo Salvador–Feira tem tudo para se tornar o novo Eldorado do desenvolvimento no Brasil.”

Com a homologação da ANTT, o projeto entra agora em uma nova fase. “Dentro dos próximos 30 dias, começaremos as tratativas técnicas com a ANTT. Já tivemos conversas prévias com o Governo da Bahia, que recebeu muito bem o projeto, e agora vamos também dialogar com o Governo Federal.”

O Ministério dos Transportes deverá reconhecer oficialmente a relevância do projeto como política pública nacional. A partir dessa sinalização, será elaborado o contrato oficial e terá início o processo de licenciamento ambiental e elaboração do projeto básico, com previsão de início das obras em até três anos. Caso contrário, a autorização é revogada.

Danilo Silva fez questão de destacar o orgulho de liderar um projeto dessa magnitude a partir de Feira de Santana.

“Já dei entrevistas para veículos do Brasil inteiro, mas estar aqui, na minha cidade, e conversar com vocês é especial. Esse trem não é só um projeto de transporte, é uma vitória para Feira de Santana.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Há cerca de 20 anos, os imóveis populares eram construídos como numa linha de produção,...
Feira de Santana
Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Qualquer oscilação ou queda de energia que cause prejuízo ao consumidor gera obrigação...
Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...