Feira de Santana

TRE Itinerante nas escolas: atendimento chega em Feira de Santana

Em Feira de Santana, a ação ocorre no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

26/04/2024 12h04
TRE Itinerante nas escolas: atendimento chega em Feira de Santana
Foto: Danillo Freitas

O Projeto TRE em Todo lugar, através do SAC itinerante em instituições estaduais de ensino da Bahia, iniciou o atendimento em municípios do interior.

Em Feira de Santana, a ação ocorre no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Na ação, que é fruto de parceria com as secretarias da Administração do Estado (Saeb) e da Educação (SEC), poderão ser solicitados 1ª via do título de eleitor, cadastro biométrico, reimpressão do título, atualização de dados pessoais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais, mudança de local de votação, entre outros.

Paulo César, técnico superior coordenador do SAC, destaca a importância da facilidade de obtenção do título de eleitor para os jovens, enfatizando que, mesmo sem a obrigatoriedade de votar aos 16 ou 17 anos, o documento é essencial para futuras necessidades profissionais.

Foto: Danillo Freitas

“É importante porque o aluno, de qualquer maneira, vai precisar do título. Agora, 16, 17 anos, não é obrigado a votar, mas necessitará do título se porventura se iniciar em uma empresa, pois o título faz parte dos documentos necessários, como carteira de trabalho e com essa ação tem a praticidade também, em vez do aluno ir pra um SAC ou ir para o TRE tirar, aqui já estamos nessa campanha aqui.

No primeiro dia, foram atendidos 18 alunos. Ontem, esse número subiu para 98, e no dia anterior foram 106 atendimentos. Nesta quinta-feira cerca de 80 alunos já foram atendidos.

Júlia de Alves Carvalho, de 16 anos, reconheceu a importância de exercer o voto consciente e valorizou a acessibilidade do processo oferecido pela unidade do TRE em sua escola.

“Eu decidi votar e tirar o título, na verdade, porque eu sei que o meu voto pode fazer diferença. Sei que tem muita gente que vota que já tem o título, mas cada um também pode fazer a sua parte, quem tem a mesma idade que a minha, 16 anos, também procurar fazer o seu título e votar consciente. Eu acho que tudo pode mudar e não ser da mesma forma que está sendo agora e essa unidade do TRE aqui na escola está sendo muito mais fácil do que a gente ir para outro lugar e eles estão ajudando bastante a gente.”

São requisitos para acessar os serviços a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Dupla Marcos e Belutti faz show surpresa em bar de Feira de Santana

Dupla Marcos e Belutti faz show surpresa em bar de Feira de Santana

A dupla se apresenta hoje nos festejos juninos dr Araci.
Feira de Santana
Número de embarques na rodoviária deve aumentar 25% neste final de semana

Número de embarques na rodoviária deve aumentar 25% neste final de semana

Ao todo, mais de 250 horários foram adicionados, somando as viagens em trânsito e as...