Torneio ‘Campeão dos Campeões’ fortalecerá futebol amador em Feira de Santana
A iniciativa nasceu a partir da criação do Dia Municipal do Futebol, incluído no calendário oficial da cidade e celebrado anualmente em 5 de agosto.
Um torneio inédito, reunindo equipes de todos os oito distritos de Feira de Santana, marcará a celebração do Dia Municipal do Futebol. O evento, denominado “Campeão dos Campeões”, será realizado no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa) e foi anunciado pelo vereador Pastor Valdemir (PP). Além da competição, o mês comemorativo contará com uma sessão solene na Câmara Municipal.
A iniciativa, segundo o vereador, nasceu a partir da criação do Dia Municipal do Futebol, incluído no calendário oficial da cidade e celebrado anualmente em 5 de agosto.
“O futebol é o esporte mais praticado na nossa cidade e sabemos da importância que tem para a vida de um ser humano. Então nós colocamos esse projeto, foi aprovado aqui na casa, e a partir dele tivemos a iniciativa de fazer as comemorações”, explicou Pastor Valdemir.
Nas primeiras edições, o torneio teve um formato reduzido, com disputas em quadrangular. Este ano, no entanto, a competição ganhou maior abrangência.
“Nós tivemos a iniciativa de incluir os oito distritos. Vamos fazer uma seleção de cada distrito e eles disputarão entre si uma vaga na final. Além disso, teremos oito times campeões da sede que também competirão entre si”, detalhou o vereador.
O torneio terá um formato eliminatório: os campeões distritais e os finalistas da sede disputarão a grande final no Joia da Princesa. Para motivar os atletas, a organização promete uma premiação expressiva.
“Os finalistas disputarão a decisão com uma premiação alta, como um sinal de incentivo ao esporte. Troféus e medalhas serão entregues no próprio estádio, enquanto a premiação em valores será concedida em uma sessão especial na Câmara no dia da comemoração”, destacou Pastor Valdemir.
Além da valorização do esporte, o evento também será marcado por uma campanha de combate à violência no meio esportivo.
“Infelizmente, temos recebido relatos de brigas e até assassinatos em campos de futebol. O esporte não é para trazer morte nem violência, pelo contrário, ele deve ser uma ferramenta para combater a criminalidade. Por isso, faremos uma campanha forte antes das partidas para mostrar que o futebol traz paz, saúde e vida”, concluiu o vereador.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim