“Tive a honra de acompanhá-lo em três Jornadas Mundiais da Juventude”, diz Jorge Biancchi ao relembrar legado do Papa Francisco
O jornalista destacou sua experiência pessoal e profissional com o Papa, desde a primeira Jornada Mundial da Juventude após assumir como papa, no Brasil.
21/04/2025 09h38
Screenshot
O mundo se despede de um dos maiores líderes religiosos da história recente. O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, deixando um legado marcado por simplicidade, empatia e defesa das minorias. Desde que assumiu em 13 de março de 2013, como o 266º Papa da Igreja Católica — e o primeiro latino-americano a ocupar o posto — Francisco mostrou ao mundo uma nova forma de exercer o pontificado.
Jorge Biancchi, âncora dos programas Jornal do Meio Dia, da rádio Princesa FM, e De Olho na Cidade, da rádio Sociedade News FM, relembrou momentos marcantes ao lado do pontífice, frutos da cobertura jornalística que começou em 2013 com a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
“O Papa Francisco deixa um grande legado. Na sua passagem no comando da Igreja Católica, mostrou hábitos simples e lutou para mudar a Igreja, priorizando e acolhendo as minorias e também os pobres”, disse Biancchi.
O jornalista destacou sua experiência pessoal e profissional com o Papa, desde a primeira Jornada Mundial da Juventude após assumir como papa, no Brasil.
“Tivemos a oportunidade de acompanhar o Papa Francisco em diversos eventos. A primeira Jornada Mundial dele foi em 2013, no Rio de Janeiro. Estivemos presentes e já tivemos ali a impressão de que o Papa era um homem simples. Ele visitou a favela do Vidigal, brincou com os moradores e chegou até a dizer que colocassem feijão na panela, pois ele tinha chegado”, recorda.
Jorge também esteve nas edições da Jornada Mundial da Juventude em 2019, no Panamá, e em 2023, em Lisboa, Portugal.
“Tivemos um contato bem próximo com o Papa em vários momentos, no seu corpo a corpo com os jovens. Uma experiência inesquecível”, compartilhou.
Outro momento marcante citado por Jorge foi a canonização de Irmã Dulce, no Vaticano.
“O Papa também conduziu toda a cerimônia. Um marco para o Brasil e para os fiéis.”
Desde o início da cobertura em 2013, Jorge Biancchi idealizou e liderou as transmissões internacionais do evento católico pelas rádios Sociedade News FM e Princesa FM, além do portal De Olho na Cidade e suas redes sociais.
“Nossa solidariedade a todos os fiéis da Igreja Católica, a todos os admiradores, fica aí o nosso sentimento pela perda desse grande líder”, finalizou.