Teste do pezinho pode diagnosticar doenças no bebê
Exame é realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida
Com uma simples furadinha no pé e a análise da amostra de sangue é possível diagnosticar possíveis doenças à saúde do recém-nascido. O exame é realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. No Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) são realizados cerca de 500 testes do pezinho por mês.
No Dia Nacional do Teste do Pezinho (6 de junho), esta segunda-feira, a mãe da pequena Gabriela, Juliana Santos, moradora do bairro Queimadinha, compareceu à unidade hospitalar levando sua bebê para realizar o exame. “Assim a gente se sente mais segura”, disse.
De acordo com a pneumopediatra, Heli Vieira Brandão, para garantir a precisão dos resultados o teste deve ser feito no período recomendado – entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. “Nas primeiras horas de vida algumas enfermidades podem não ser detectadas ou serem de forma equivocada, aumentando a chance de resultados falsos positivos”.
Ainda segundo a médica, em caso de resultado positivo para alguma doença é feito um novo exame. “Se o diagnóstico for positivo orientamos a família a dar seguimento no tratamento adequado”, afirma.
O teste do pezinho é realizado gratuitamente no laboratório do Hospital da Mulher. Todas as mães recebem a solicitação para realizar o exame do seu bebê.
*Secom