Bahia

Temperaturas acima da média marcam início do outono na Bahia

Em toda a Bahia, a previsão é de temperaturas acima da média para as primeiras semanas da estação.

21/03/2024 06h29
Temperaturas acima da média marcam início do outono na Bahia
Foto: ACM/ SECOM

O outono começou nesta quarta-feira (20) trazendo uma onda de calor e temperaturas elevadas para a região de Feira de Santana. Em toda a Bahia, a previsão é de temperaturas acima da média para as primeiras semanas da estação.

Aldírio Almeida, meteorologista do INEMA, explica melhor sobre a chegada dessa nova estação.

“A estação do outono, do ponto de vista astronômico, é caracterizada pelo período em que as noites ficam maiores que os dias. Em relação ao clima, é uma transição do verão, período caracterizado por chuvas mais frequentes no interior da Bahia, para o inverno, quando as chuvas se concentram na faixa leste do estado”, explicou Almeida.

Sobre as expectativas para este outono, o meteorologista acrescentou.

“Com relação ao fenômeno climático El Niño, que contribui para a elevação das temperaturas aqui na Bahia, podemos esperar que neste início de estação os termômetros registrem valores mais elevados, principalmente nos primeiros dias de março e abril. Em relação à chuva, nos próximos dias teremos tempo firme em grande parte da Bahia, incluindo Feira de Santana. No entanto, nos últimos dias de março e início de abril, poderemos ter uma janela com chuvas mais frequentes, especialmente na faixa leste da Bahia.”

Questionado sobre as características gerais do outono, Almeida destacou: “No início do outono, podemos esperar temperaturas bastante elevadas, até meados de maio. Posteriormente, com o avanço de frentes frias, as temperaturas tendem a cair. Quanto às chuvas, é um período em que chove na faixa leste, incluindo Feira de Santana. Portanto, podemos esperar alguns episódios de chuva ao longo da estação.”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Bahia
Petrobras patrocina o São João em 35 municípios da Bahia

Petrobras patrocina o São João em 35 municípios da Bahia

Grandes nomes da música brasileira vão se apresentar nas cidades, possibilitando o resgate...