Tecnologia e reforço policial garantem segurança na Micareta 2025, diz delegado-geral
Entre as inovações, o delegado ressalta a ampliação do uso de drones, a presença de observadores e o reforço do efetivo policial.
A Polícia Civil realiza um esquema de segurança robusto e tecnológico na Micareta de Feira, com o objetivo de proporcionar um evento ainda mais seguro do que nas edições anteriores. O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, afirmou que todo o planejamento já foi concluído e que a operação entra agora na fase de execução, com ações estratégicas e inovações tecnológicas.
“Está tudo pronto por parte da Polícia Civil. O planejamento foi efetuado e agora estamos conferindo os últimos detalhes. Acreditamos realmente que esse ano teremos um ‘plus’, tanto na estrutura quanto no investimento”, destacou o delegado.
Entre as inovações, o delegado ressalta a ampliação do uso de drones, a presença de observadores e o reforço do efetivo policial. Serão mais de 600 policiais civis atuando em integração com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica.
“O ciclo da segurança pública estará completo, com todas as forças envolvidas. Houve uma aproximação importante entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana, o que fortalece ainda mais o trabalho conjunto. Teremos mais câmeras funcionando, o que nos dá uma resposta mais eficaz para uma micareta ainda mais segura do que no ano passado”, afirmou.
A tecnologia terá papel fundamental nas ações de segurança. Ferramentas como o reconhecimento facial, sensores termais e monitoramento por câmeras em alta definição serão utilizados para coibir crimes, especialmente furtos e roubos de celulares, além da detecção de armas de fogo.
“O mundo da tecnologia está à nossa disposição. A inteligência artificial e o reconhecimento facial são imprescindíveis. Teremos atenção especial ao roubo de celulares, com equipes especializadas e o uso de sensores termais, que identificam aparelhos e armas pelo calor, especialmente à noite. É uma tecnologia imprescindível e eficaz”, explicou o delegado.
Outro ponto destacado é o fortalecimento do sistema de monitoramento por câmeras, tanto nos portais de entrada da festa quanto nas áreas do entorno. Segundo André Viana, criminosos identificados serão imediatamente retirados de circulação.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel