Teatro Castro Alves será entregue reformado em 2026, diz governo
Terceira etapa do projeto de requalificação do equipamento tem investimento de R$ 151 milhões
Durante a solenidade de autorização da licitação para as obras no Teatro Castro Alves (TCA), realizada neste domingo (5), o governo da Bahia anunciou que a etapa final da revitalização deve ser entregue em 2026.
O projeto de modernização do teatro é realizado por uma empresa especializada em arquitetura de edifícios teatrais e será executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). A data de início das reformas ainda não foi divulgada.
O governo detalhou que esta será a terceira etapa do projeto, que vai envolver um investimento de R$ 151 milhões para a reforma das estruturas da sala principal, Foyer, Jardim Suspenso, Restaurante, Bilheteria, Sala de Ensaio da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Sala de Ensaio do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), os espaços administrativos dos Corpos Artísticos (Osba e BTCA), as Salas de Ensaio Polivalentes, além dos espaços administrativos, centro técnico, cobertura, fachadas, rota de acessibilidade do Complexo, entre outras instalações.
A área total reformada chegará a 17.934,70m². A requalificação também tem o objetivo de adequar o teatro às normas técnicas e acústicas mais atuais, investindo também em tecnologia para a cultura.
O TCA foi atingido por um incêndio em janeiro deste ano e segue fechado desde então. Segundo o governo estadual, as chamas não causaram danos estruturais e as reformas já estavam previstas. A primeira e segunda etapas de modernização e ampliação do Complexo do TCA foram entregues em 2016 (Concha Acústica) e 2018 (Sala do Coro).
*Metro 1