Feira de Santana

TCM aprova contas da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação 

A decisão ocorreu nesta quarta-feira (30)

01/09/2023 06h31
TCM aprova contas da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) referente ao ano de 2021. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (30), durante julgamento feito pelos conselheiros da 2ª câmara do órgão.

Por conta do cenário de pandemia, todos esforços das equipes da SMS estavam voltados para o combate a covid-19 que registrava números crescentes naquele período. Devido a esse fator, grande parte dos recursos foram destinados para manutenção dos 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva instalados no Hospital de Campanha, que oferecia suporte especializado aos pacientes com agravamentos da doença, bem como na preparação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as policlínicas municipais.

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou 7.563 partos, sendo 4.272 normais e 3.291 cesáreos. O número de atendimentos, incluindo internamentos, no ano de 2021 totalizou mais de 37 mil. Entre os avanços obtidos na pasta pode-se destacar a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica na unidade e a implantação do Ambulatório de Atendimento Pós Covid-19-19 no Centro Social Urbano (CSU).

As Unidades de Saúde da Família também foram ampliadas. Em 2020, existiam 121, enquanto no ano seguinte, esse número passou para 133 equipamentos. Houve um aumento de 14% em locais com sede própria. Juntas, as unidades de atenção básica e média complexidade, promoveram mais de 2 milhões de atendimentos.

Da mesma forma, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tiveram crescimento. Em 2020, foram contabilizados 37.484 pacientes cadastrados. Em 2021, passou para 40.443. Foi registrado um aumento de 15% correspondente aos remédios distribuídos nesses equipamentos, de janeiro a dezembro de 2021, comparado ao ano anterior.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) operou 23.760 atendimentos. De maneira similar, o Transporte Fora do Domicílio (TFD) desempenhou 16.114 deslocamentos aos pacientes atendidos em unidades de outros municípios conveniadas com a SMS.

A Central de Abastecimento Farmacêutica dispensou cerca de 38,5 milhões de unidades de medicamentos durante o período analisado pela instituição. Já a Central Municipal de Regulação efetuou 529.178 agendamentos, entre exames de apoio diagnósticos e consultas com especialistas.

CONTAS DA EDUCAÇÃO

As contas da gestão da Educação em Feira de Santana referentes a 2021 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O ano foi marcado pela retomada das atividades educacionais após os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Cerca de 52 mil estudantes foram matriculados na Rede Municipal.

A Educação Municipal se empenhou em se adaptar à nova realidade, utilizando a tecnologia para continuar o ensino. O retorno aconteceu em três etapas: aulas não presenciais transmitidas no Youtube e na TV aberta, aulas híbridas com rodízio de turmas – nestes dois primeiros períodos foram produzidas mais de 270 mil horas aulas, com conteúdo foi produzido pela Secretaria de Educação e, por fim, aulas totalmente presenciais.

Para atender à volta das atividades presenciais, as escolas passaram por manutenção e algumas foram reformadas, lavatórios foram instalados, além da distribuição de máscaras, uniformes e material didático para os estudantes.

*Secom / PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cerca de 100 presos seriam impactados em Feira de Santana com o fim da ‘saidinha temporária’

Cerca de 100 presos seriam impactados em Feira de Santana com o fim da ‘saidinha temporária’

De acordo com Nilson Ribeiro, cerca de 5% dos presos do Conjunto Penal de Feira de Santana...
Feira de Santana
Prefeitura de Feira pede apoio ao Ministério da Cidadania para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas

Prefeitura de Feira pede apoio ao Ministério da Cidadania para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas

Há pelo menos mais 200 famílias precisando de amparo do poder público
Feira de Santana
Vereador alerta sobre dificuldades enfrentadas pela APAE de Feira de Santana

Vereador alerta sobre dificuldades enfrentadas pela APAE de Feira de Santana

A situação se agrava ainda mais quando se trata da alimentação dos assistidos pela...