Política

TCE-BA aprova contas de 2021 de Rui Costa com alerta

O relator do processo foi o conselheiro João Bonfim

08/07/2022 09h55
TCE-BA aprova contas de 2021 de Rui Costa com alerta
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) da Bahia decidiu, por maioria de votos, pela aprovação das contas de 2021 do governador Rui Costa (PT). A Corte fez, no entanto, recomendações,  ênfases e um alerta.

O alerta aprovado foi direcionado às distorções causadas pelo uso excessivo e indevido, por parte da administração estadual, do instrumento de Despesas de Exercício Anterior (DEA).

O relator do processo foi o conselheiro João Bonfim, e o seu voto pela aprovação foi acompanhado pelos conselheiros Inaldo da Paixão, Antonio Honorato e Gildásio Penedo. O único voto divergente, em relação à aprovação, foi do conselheiro Pedro Lino, que propôs rejeitar as contas. A conselheira Carolina Matos Alves Costa não participou da sessão. 

As recomendações do TCE foram para ações que envolvem as seguintes áreas da gestão estadual:  a formalização do processo; ao planejamento, gestão e desempenho em políticas públicas; à gestão financeira, patrimonial e análise das demonstrações contábeis ao controle interno. Já as ênfases referem-se a assuntos específicos, como o contrato de PPP do VLT do Subúrbio, e a concessão da PPP da Arena Fonte Nova.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Alcolumbre marca sessão para analisar veto ao PL da Dosimetria

Alcolumbre marca sessão para analisar veto ao PL da Dosimetria

O projeto foi vetado integralmente pelo presidente Lula no início de janeiro
Política
Cármen Lúcia decide antecipar saída da presidência do TSE

Cármen Lúcia decide antecipar saída da presidência do TSE

Ministra permaneceria no cargo até 3 de junho; com decisão, Cármen vai deixar presidência...
Política
CCJ do Senado proíbe aposentadoria compulsória a juízes e militares como punição

CCJ do Senado proíbe aposentadoria compulsória a juízes e militares como punição

Objetivo é evitar que profissionais dessas carreiras que cometam crimes graves sejam aposentados...