Mundo

Tanques e militares armados invadem palácio presidencial na Bolívia

Ex-presidente Evo Morales fala em golpe de Estado. Presidente do país, Luis Arce, afirmou haver “mobilizações irregulares” em unidades das Forças Armadas do país

26/06/2024 18h59
Tanques e militares armados invadem palácio presidencial na Bolívia
Foto: Reprodução/ TV Globo

Tanques do Exército e militares armados invadiram nesta quarta-feira (26) o palácio presidencial da Bolívia. O presidente do país, Luis Arce, falou em “mobilizações irregulares”, e o ex-presidente Evo Morales, em “golpe de Estado”.

Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz também nesta quarta. Militares faziam guarda no palácio nesta tarde (veja imagem acima).

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales afirmou trata-se de um golpe de Estado. Segundo Morales, um regimento do Exército colocou francoatiradores em uma praça de La Paz. O ex-presidente acusou o ex-comandante do Exército, o general Juan José Zuñiga, recém-destituído do cargo, de estar por trás da mobilização.

“Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando”, disse Morales. “Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo”.

O presidente de Honduras, atualmente na presidencia da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), também falou em golpe de estado e pediu uma reunião de emergência dos Estados membros – o Brasil é um deles.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia. Em um comunicado em suas redes sociais, Arce também pediu que a democracia seja respeitada.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Mundo
Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

O governo do presidente Donald Trump sancionou, na semana passada, o ministro Alexandre...
Mundo
Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais de 90 países começam a ser taxados pelo governo dos Estados Unidos
Mundo
Presidente da Áustria cancela ida à COP30 devido aos “altos custos”

Presidente da Áustria cancela ida à COP30 devido aos “altos custos”

Custo e a falta de vagas de hospedagem em Belém também podem comprometer a presença...