Brasil

Suspensão do piso da enfermagem começa a ser avaliado pelo STF nesta sexta

Ministros terão até o dia 16 de setembro para divulgar seus votos no plenário virtual

09/09/2022 10h22
Suspensão do piso da enfermagem começa a ser avaliado pelo STF nesta sexta
Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, nesta sexta-feira (9), se será mantida ou não a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem. Os ministros terão até o dia 16 de setembro para divulgar seus votos no plenário virtual.

Barroso determinou, no último domingo (4), a suspensão da lei que estabelece o piso e deu 60 dias para estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde informassem o impacto financeiro nos atendimentos e os riscos de demissões. 

A lei foi avalizada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Barroso, no entanto, avaliou que existe um risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS, uma vez que as próprias instituições já indicaram a possibilidade de demissão em massa e de redução da oferta de leitos

Na última quinta-feira (8), o ministro afirmou que sua intenção ao suspender o piso nunca foi barrar a mudança, mas torná-la viável, identificando previsões orçamentárias nos estados.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
Governo e Latam montam operação para transportar passageiros da Voepass após suspensão

Governo e Latam montam operação para transportar passageiros da Voepass após suspensão

A medida foca nos passageiros com passagens compradas para o arquipélago de Fernando de...
Brasil
Governo cria linha de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada

Governo cria linha de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada

Medida provisória assinada por Lula amplia acesso ao consignado para empregados CLT, rurais,...
Brasil
STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

O caso tem repercussão geral, ou seja, a decisão servirá de baliza para todas as instâncias...