Feira de Santana

Sudene entrega à população de Feira carteira de projetos estratégicos para o desenvolvimento do município

Cinco iniciativas ligadas à infraestrutura, inovação e educação compõem o documento

23/11/2023 17h58
Sudene entrega à população de Feira carteira de projetos estratégicos para o desenvolvimento do município
Foto: Danillo Freitas

poio dado pela Sudene aos projetos de infraestrutura e logística é apresentado na 18ª ExpologFeira de Santana (BA) – Em evento realizado hoje (23), a Sudene apresentou à população do principal município do interior baiano a Carteira de Projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento da cidade. São eles a ampliação do aeroporto, a consolidação do ecossistema municipal de inovação, gestão e inovação do Sistema Educacional, estruturação do Centro Logístico Integrado e construção da nova Central de Abastecimento. Eles atendem aos critérios de transversalidade, potencial inovador, impacto estruturador, factibilidade e risco.

“Estamos aqui para dar seguimento ao pensamento estratégico para o Nordeste, que foi formulado pelo governo federal, através do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, de reduzir desigualdades regionais. Fazer chegar essa carteira de projetos a Feira de Santana é mais uma etapa desse processo, que foi construída com diálogo, inovação, sustentabilidade, desenvolvimento social e econômico e educação”, afirmou o superintendente Danilo Cabral, ao lado dos diretores José Lindoso (Administração) e Heitor Freire (Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais).

Ele destacou que o Nordeste pode ser um celeiro de muitas oportunidades, aproveitando as potencialidades da região. “O Plano estabelece a interiorização dos investimentos e das políticas públicas e, nesse sentido, Feira é estratégica. O município faz parte do grupo de 52 cidades do Nordeste que podem irradiar o desenvolvimento para seu entorno. São 83 municípios que podem se beneficiar com o avanço de Feira”, acrescentou Danilo Cabral.

O diretor da Sudene, Heitor Freire, destacou que os cinco projetos estão prontos para serem apresentados às instituições financeiras. Ele aproveitou para detalhar os instrumentos da Autarquia para a atração e financiamento de empreendimentos, os fundos regionais (FNE e FDNE) e incentivos fiscais. “E alguns desses projetos de Feira de Santana podem ser financiados pela Sudene”, comentou.

A elaboração da Carteira de Projetos é fruto de uma parceria entre a Sudene, a Prefeitura de Feira de Santana e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e contou com aporte financeiro da autarquia federal no valor de R$ 1,6 milhão. As atividades foram conduzidas pelo consórcio Concremat-Tese, que foi contratado após processo de licitação, com o objetivo de prestar serviço especializado destinado à elaboração de carteira de projetos do município. A ideia é promover um ambiente favorável à recuperação econômica até 2035, por meio de ações que estimulem o crescimento econômico.

O prefeito do município, Colbert Martins, agradeceu a parceria, destacou a importância dos projetos para Feira e disse que a gestão buscará os recursos orçamentários para tirá-los do papel. O prefeito também falou sobre sua preocupação com a desertificação do semiárido. “Precisamos reunir esforços para fomentar políticas públicas que protejam o nosso bioma e as pessoas que nele vivem”, ressaltou.

De acordo com o coordenador Local de Projetos para o Estado da Bahia do PNUD, Leal Neto, a seleção de projetos prioritários de Feira de Santana incluiu etapas de identificação de oportunidades e fragilidades relativas ao desenvolvimento econômico sustentável; identificação das soluções e prospecção de projetos; detalhamento da carteira de projetos estruturadores; e construção de capacidades para a implementação dos projetos estruturadores prioritários. “Identificamos 90 projetos originalmente, que passaram a dez e, desses, cinco foram considerados prioritários para o desenvolvimento do município com foco na inovação, sustentabilidade e inclusão social”, disse Leal Neto.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Acompanhando o desenrolar do processo, ele levanta questionamentos sobre a justificativa...
Feira de Santana
Feira de Santana inicia aplicação de vacina contra dengue nesta quinta-feira (15); Saiba onde se vacinar
Feira de Santana
Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

O acidente aconteceu por volta das 14h