Política

STF rejeita recursos e mantém definição sobre posse de maconha

A decisão sustenta que o limite para uma pessoa ser considerada usuária de maconha é estar em posse de 40 gramas da erva ou de seis plantas fêmeas

14/02/2025 16h32
STF rejeita recursos e mantém definição sobre posse de maconha
Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria contra os recursos, enviados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo, a respeito do entendimento da Corte para o porte de maconha, quando se firmou a diferença de entre usuário e traficante da droga.

Acompanharam o relator Gilmar Mendes nessa decisão, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

A decisão sustenta que o limite para uma pessoa ser considerada usuária de maconha é estar em posse de 40 gramas da erva ou de seis plantas fêmeas. Para ser considera traficante, a quantidade precisa ser maior e outros fatores deverão ser considerados.

No voto, Gilmar reforçou que a decisão do STF é sobre maconha e “nenhuma manifestação estendeu tal entendimento para os entorpecentes citados pelo embargante (haxixe e skunk)”.

O relator ainda ressaltou que cabe ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizar “mutirões carcerários, a indicar que a decisão impacta caso pretéritos”.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
A carne vai cair e o povo vai voltar a comer sua picanha, diz Lula em meio à alta dos alimentos

A carne vai cair e o povo vai voltar a comer sua picanha, diz Lula em meio à alta dos alimentos

Petista argumentou que o país está passando por ondas de calor intensas que impactaram...
Política
Flávio Dino assume presidência da Turma do STF que analisará denúncia contra Bolsonaro

Flávio Dino assume presidência da Turma do STF que analisará denúncia contra Bolsonaro

A mudança segue o rodízio regimental, mas pode influenciar o andamento do caso
Política
Otto Alencar é eleito presidente da CCJ do Senado

Otto Alencar é eleito presidente da CCJ do Senado

Ao tomar posse, nesta quarta-feira (19), senador destacou importância de manter "sintonia"...