Política

STF mantém condenação de mulher que pichou estátua em ato golpista de 8 de Janeiro

Débora Rodrigues dos Santos foi sentenciada a 14 anos de prisão; recurso foi rejeitado por unanimidade na Primeira Turma

15/06/2025 06h20
STF mantém condenação de mulher que pichou estátua em ato golpista de 8 de Janeiro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pela cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Entre as ações atribuídas a ela está a pichação da frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente à sede do STF, em Brasília.

A defesa de Débora alegou omissões na decisão que confirmou a sentença, como a ausência de desconto dos dois anos de prisão preventiva já cumpridos e o não reconhecimento de remissão de pena por leitura, estudo e cursos realizados na prisão. Também foi destacada a confissão da pichação como atenuante.

Mesmo assim, os ministros acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, que rejeitou os argumentos. “Não merecem prosperar os aclaratórios que, a pretexto de sanar omissões do acórdão embargado, reproduzem mero inconformismo com o desfecho do julgamento”, escreveu.

Débora foi condenada por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Embora a pena ainda não esteja sendo cumprida de forma definitiva, ela cumpre atualmente prisão domiciliar por ser mãe de duas crianças, de 10 e 12 anos.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula recebe ligação de Putin para discutir paz e cooperação bilateral

Lula recebe ligação de Putin para discutir paz e cooperação bilateral

Presidente russo agradece apoio do Brasil e reforça diálogo sobre Ucrânia em conversa...
Política
CCJ da Câmara pede apoio à embaixada na Itália para ouvir Carla Zambelli

CCJ da Câmara pede apoio à embaixada na Itália para ouvir Carla Zambelli

Licenciada e presa em Roma, Zambelli pode ter mandato cassado após condenação no STF...
Política
Lula diz que Bolsonaro tem defesa garantida e critica anistia

Lula diz que Bolsonaro tem defesa garantida e critica anistia

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde segunda-feira (4), por determinação do ministro...