Política

STF julgará ação de Bolsonaro para impedir Moraes de relatar inquérito

Para defesa do ex-presidente, ministro consta como vítima no process

29/11/2024 19h00
STF julgará ação de Bolsonaro para impedir Moraes de relatar inquérito
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Ag

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 6 de dezembro o julgamento do recurso no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito do golpe.

O plenário da Corte vai julgar um recurso da defesa do ex-presidente para derrubar a decisão do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que, em fevereiro deste ano, negou pedido feito pela defesa do ex-presidente para que Moraes seja impedido de atuar no processo.

Após a decisão, os advogados recorreram ao plenário para reafirmar que Alexandre de Moraes figura como vítima nas investigações. Segundo a defesa, pelas regras do Código de Processo Penal (CPP), o juiz não pode atuar no processo em que ele próprio for parte ou diretamente interessado.

Na semana passada, Bolsonaro e mais 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal (PF) pela tentativa de golpe. De acordo com as investigações, Bolsonaro tinha conhecimento do plano para matar Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O caso será julgado pelo plenário virtual da Corte. Na modalidade eletrônica, os votos são inseridos no sistema de votação e não há deliberação presencial dos ministros.

*Com informações Agência Brasil

Comentários

Leia também

Política
Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

Em busca de mais investimentos, governador participa de missão oficial na China com Lula

O retorno do governador baiano está previsto para o próximo sábado (17), com chegada...
Política
Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Por unanimidade, STF derruba decisão da Câmara e mantém processo contra Ramagem

Com esse resultado, Ramagem continua a responder por três dos cinco crimes imputados a...
Política
Na Rússia, Lula fala sobre a investigação do INSS e diz não ter pressa

Na Rússia, Lula fala sobre a investigação do INSS e diz não ter pressa

Para o presidente, os órgãos envolvidos na investigação devem manter o foco apurar...