Política

STF julga nesta sexta-feira quem substituirá Dallagnol na Câmara 

O gabinete do agora ex-deputado foi esvaziado

09/06/2023 06h45
STF julga nesta sexta-feira quem substituirá Dallagnol na Câmara 
Rio de Janeiro – Procurador do Ministério Público Federal e coordenador da força tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, fala no Congresso da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidem nesta sexta-feira (9), em julgamento no plenário virtual, quem ficará com a vaga na Câmara dos Deputados após a cassação do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Na quarta (7), o ministro Dias Toffoli determinou que a cadeira no parlamento iria para o economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PODE). A decisão ocorreu após o ministro da Suprema Corte negar um recursos do parlamentar cassado.

Antes, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) indicou o pastor Itamar Paim (PL) por entender que os votos de Dallagnol deveriam ser considerados nulos. Já Toffoli considerou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – corte que condenou o ex-procurador à perda de mandado – havia determinado que os votos fossem contados a favor do Podemos.

Além da recusa do recurso no STF, a Mesa Diretora da Câmara optou por referendar a decisão da Justiça Eleitoral. “Não se trata de hipótese de em que a Câmara esteja cassando mandato parlamentar, mas exclusivamente declarando a perda do mandato, conforme já decidido pela Justiça Eleitoral”, destaca nota divulgada pela casa. O gabinete do agora ex-deputado já foi esvaziado.

*Estado de São Paulo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Comentários

Leia também

Política
Carlos Lupi pede demissão e deixa o Ministério da Previdência Social

Carlos Lupi pede demissão e deixa o Ministério da Previdência Social

A postagem foi feita no X, antigo Twitter, no final da tarde desta sexta-feira (2)
Política
Em recuperação, Bolsonaro segue estável e diz que ainda não há previsão de alta

Em recuperação, Bolsonaro segue estável e diz que ainda não há previsão de alta

“Tenho respondido bem à dieta líquida e, graças a Deus, os movimentos intestinais...
Política
Ministro da Previdência é convidado a explicar fraudes no INSS

Ministro da Previdência é convidado a explicar fraudes no INSS

Convocação ocorre após denúncia de R$ 6 bilhões em perdas