Política

STF forma maioria para tornar réus ex-integrantes da cúpula da PMDF pelo 8 de Janeiro

Em agosto de 2023, os integrantes foram presos preventivamente por determinação do ministro do Supremo Alexandre de Moraes

15/02/2024 08h24
STF forma maioria para tornar réus ex-integrantes da cúpula da PMDF pelo 8 de Janeiro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e formou maioria de votos para tornar réus e manter presos sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por omissão nos atos golpistas do dia 8 de Janeiro.

A análise do caso ocorre no plenário virtual da Corte. O julgamento tem previsão de ocorrer até o próximo dia 20, mas pode ser paralisado por pedido de vista ou de destaque.

Na denúncia, a PGR apresentou trocas de mensagens entre os investigados antes e durante os atos golpistas. Os diálogos mostram, por exemplo, que havia policiais infiltrados no acampamento golpista instalado em frente ao Quartel General do Exército e que tudo o que os PMs observaram era transmitido em um grupo de mensagens criado pelos oficiais da corporação.

Em agosto de 2023, a cúpula foi presa preventivamente por determinação do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Eles são acusados pelos crimes de omissão, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, deterioração de patrimônio tombado e violação de deveres funcionais.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Defesa de Bolsonaro pede novo adiamento de oitivas de testemunhas

Defesa de Bolsonaro pede novo adiamento de oitivas de testemunhas

Argumento é que a quantidade de provas no caso é muito grande e há dificuldades técnicas...
Política
Janja é anunciada como enviada especial da COP30 para o tema “mulheres”

Janja é anunciada como enviada especial da COP30 para o tema “mulheres”

Brasil será sede da maior conferência climática do mundo em novembro, com expectativa...
Política
STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

STF suspende parte da ação contra Alexandre Ramagem, que segue réu por tentativa de golpe

Deputado é apontado como um dos envolvidos no núcleo de articulação da trama golpista...