STF começa nova fase do julgamento da ação penal sobre a trama golpista nesta segunda-feira
Corte vai ouvir integrantes do chamado “núcleo crucial” da tentativa de manter Bolsonaro no poder
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nova fase do julgamento da ação penal sobre a trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas urnas, em 2022. A partir desta segunda-feira (19) até o começo do mês de junho, a Corte vai ouvir 82 testemunhas de acusação e de defesa.
Neste primeiro momento, serão ouvidas as testemunhas indicadas pela Procurador-Geral da República (PGR) e pelos integrantes do chamado “núcleo crucial” do golpe. Entre elas, estão os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o senador Rogério Marinho (PL-RN), e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado.
A aposta da PGR é em nomes do alto escalão das Forças Armadas, como os ex-comandantes Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos Almeida Baptista Junior (Aeronáutica). Eles já haviam prestado depoimentos e confirmaram que Bolsonaro apresentou a minuta do golpe.
Ibaneis não deverá ser ouvido nesta segunda. Seu depoimento deve ficar para outra data, porque será testemunha do ex-ministro Anderson Torres, que ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do DF à época dos ataques do 8 de janeiro de 2023.