Esporte

Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito

Novorizontino adia sonho de subir após revés contra o Goiás por 1 a 0

25/11/2024 12h11
Sport e Ceará voltam à Série A de 2025; Mirassol obtém acesso inédito
Foto: Stephan Eilert/Ceará SC e Paulo Paiva/Sport

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 terá a presença inédita do Mirassol e o retorno do Sport Club Recife e do Ceará. As três últimas vagas na elite do futebol nacional foram definidas com emoção de sobra na noite deste domingo (24). O líder Santos, que já garantira o acesso com duas rodadas de antecedência, selou o título de campeão da Série B esta noite, ao somar 68 pontos, seguido de Mirassol (67), Sport (66) e Ceará (64).

O maior placar da noite foi do Sport, que retorna à primeira divisão do futebol nacional após três anos na Segundona. O Leão entrou em campo na Ilha do Retiro ocupando a quinta posição na tabela, com 63 pontos, atrás do Ceará, com mesma pontuação, mas com 19 vitórias, uma a mais que o Leão.. Apesar da situação complicada, os donos da casa levaram a melhor: contra o já classificado Santos, por 2 a 1, com gols do atacante Lucas Lima – um deles de pênalti. Wendel Silva diminuiu para o Peixe. O placar poderia até ser maior para o Sport, não fosse o meio-campista Barletta desperdiçar uma penalidade aos 39 minutos da etapa final, defendida pelo goleiro Brazão.

O primeiro a balançar a rede nesta noite foi o Mirassol. Jogando em casa contra a Chapecoense (15ª colocada), o time do interior paulista abriu o placar com Yuri Castilho aos 15 minutos da primeira etapa. Os paulistas administraram o resultado até o apito final e depois foi só comemoração com o acesso inédito na história do clube.

Paralelamente, dois times visitantes que precisavam vencer fora de casa – Novorizontino (3º) e Ceará (4º) – seguiam empatados sem gols na primeira etapa. O panorama favorecia o acesso da equipe paulista, que enfrentava o Goiás na Serrinha. No entanto, Paulo Baya marcou aos 37 minutos do segundo temo para o Esmeraldino e selou a vitória dos donos da casa, por 1 a 0, impedindo o acesso do Novorizontino à Série A de 2025.

O resultado na Serrinha favoreceu o Ceará a retornar à elite do futebol no ano que vem. O Vozão não saiu do 0 a 0 com o Guarani, último colocado na tabela, jogando no Brinco de Ouro, em Campinas.

Além do Guarani, lanterna com apenas 33 pontos, outros três times foram rebaixados para a Série C de 2025: Brusque (19º), com 36 pontos; Ituano (18º) com 37 pontos; e Ponte Preta (17º), com 38 pontos.

*Com informações Agência Brasil

Comentários

Leia também

Esporte
Mundial de Clubes 2025: Sorteio define grupos de brasileiros no torneio; confira

Mundial de Clubes 2025: Sorteio define grupos de brasileiros no torneio; confira

Confira como ficou a distribuição das equipes na nova competição da FIFA
Esporte
No Barradão, Vitória sai atrás no placar, mas empata com o Grêmio

No Barradão, Vitória sai atrás no placar, mas empata com o Grêmio

Leão ficou no 1 a 1 com o Tricolor gaúcho e garantiu vaga na Sul-Americana de 2025
Esporte
Bahia vai torcer por tropeço do Cruzeiro para depender de si mesmo na luta pela Libertadores

Bahia vai torcer por tropeço do Cruzeiro para depender de si mesmo na luta pela Libertadores

Tricolor é o oitavo colocado na tabela com 50 pontos, um a mais do que a Raposa que enfrenta...