Feira de Santana

Sororidade contribui com avanço político de mulheres, diz secretária

Mulheres ainda ocupam menos cargos políticos que os homens

21/03/2023 16h39
Sororidade contribui com avanço político de mulheres, diz secretária
Foto: De Olho na Cidade

ESPECIAL MARÇO MULHER

No Brasil, as mulheres ocupam cerca 15,2% dos assentos na Câmara e 12,4% no Senado. Dos 513 deputados federais presentes na Câmara dos Deputados, apenas 77 são mulheres, e 436 são homens. Em Feira de Santana, dos 21 vereadores presentes na Câmara, somente três mulheres ocupam cargos parlamentares.

“Os números não condizem com a representatividade populacional. A nível de população, as mulheres são o maior número de eleitores e votam mais que os homens. Precisamos nos unir, praticar mais a sororidade. É importante que nós mulheres que somos formadoras de opinião fiquemos mais felizes com o sucesso uma das outras. O brilho de uma não ofusca o seu”, afirma a secretária de políticas públicas para as mulheres, Gerusa Sampaio.

Feira já está avançando em pautas direcionadas ao público feminino. Agora, a Secretaria da Mulher, que antes possuía apenas caráter interino, já está oficialmente institucionalizada.

“A secretaria da mulher de Feira foi um grande desafio. O prefeito entendeu a necessidade de dar um suporte às mulheres e também às suas famílias, porque eu sempre digo que a mulher não é um ser isolado, ela precisa de garantia de direitos para toda a família. Com nossa secretaria, nós temos um departamento de promoção de gênero e igualdade racial, temos um núcleo de direitos humanos, onde atendemos as denúncias em busca ativa”, pontua.

Feira tem uma rede de proteção fortalecida e reconhecida em toda Bahia, de acordo com Gerusa. Alguns serviços e órgãos destinados às mulheres são a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Ronda Maria da Penha, Casa Abrigo, Conselho, movimentos, etc.

“A cidade tem avançado e agora com a secretaria institucionalizada vamos buscar trazer mais políticas públicas para Feira e projetos, principalmente, de capacitação. A proposta maior da Secretaria é fazer com que a mulher quebre um silêncio de sofrimento, mas para isso, é necessário pedir ajuda e denunciar”, destaca a secretária.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...