Crianças precisam dormir mais que os adultos, aponta especialista
A necessidade de sono de uma criança de 1 ano de vida gira em torno de 16 horas
O sono é de extrema importância para o bem-estar humano, sendo parte essencial para o desenvolvimento da criança. Segundo a nutróloga e especialista do sono, Dra. Anne Stephanny, a modernidade trouxe uma extrema privação de sono, o que tem prejudicado a qualidade da saúde.
“Hoje vemos uma grande quantidade de crianças com ansiedade, depressão, irritabilidade, déficit de atenção – tratado como TDAH, mas muitas vezes é apenas inadequação do sono -, algumas estão desenvolvendo obesidade, e isso está cada vez mais alarmante”, explica a especialista..
Segundo a doutora, a rotina desajustada dos pais pode influenciar a rotina da criança, que passa a ser desajustada também. A perturbação do sono na criança pode ser entendida através da noção de como funciona o sono no organismo infantil, que é polifásico. A exemplo, os recém-nascidos precisam dormir cerca de 18 horas por dia.
“A medida que ele vai crescendo, essa quantidade de horas de sono vai diminuindo, porém a necessidade de sono de uma criança de 1 ano, gira em torno de 16 horas, e mesmo 18 horas de sono ainda é normal. Essa criança vai transformando o sono polifásico em trifásico, depois bifásico”, saliente.
Vários fatores podem interferir na qualidade do sono. Dentre eles, a especialista alerta para o uso excessivo de aparelhos eletrônicos que contribuem para o desgaste de um bom descanso. Os responsáveis que notarem alterações de memória, foco, estresse, ansiedade, depressão, dentre outros sintomas, já devem procurar um profissional especialista.
A Dra. Anne Stephanny também destaca que o sono possui influência genética e os horários de sono podem ter diferentes necessidades. Assim, o acompanhamento profissional busca avaliar quais são as influências da rotina do sono, e decidir quais atitudes devem ser tomadas para garantir saúde e bem-estar ao individuo.