Sommelier de vinhos destaca experiência e os desafios do seu trabalho
Anderson Conceição contou como atua este profissional
Por Rafael Marques
Você sabe o que faz um Sommelier? Este profissional é especialista em bebidas e alimentos específicos. Ele auxilia os consumidores na escolha do produto ideal, levando em conta fatores de aroma e sabores.
Aqui em Feira de Santana, Anderson Conceição tem essa missão. Ele deu entrevista ao portal De Olho na Cidade e contou um pouco do seu trabalho.
“O desafio de qualquer sommelier é diário, porque esse é o universo do mundo dos vinhos, a complexidade, a gama de uvas. A cada ano e a cada safra a gente vem com novos produtos e rótulos, então, relativamente cobra muito de nós, profissionais.”
Segundo Anderson, para distinguir qual o melhor vinho para alguém é necessário descobrir e conhecer as características de cada tipo de uva.
“Cada uva tem uma característica. Quando a gente vai para a chamada prova cega, além de todo estudo técnico, desde o processo de vinificação, até a degustação, é algo elaborado. Vinho é conhecimento, estudo e conteúdo. Não adianta falar desse mundo, se você não degusta”, revela.
Para se tornar sommelier tem que gostar muito de vinho?
“Muita gente, na maioria das vezes, leva em consideração que o sommelier é aquele profissional ou do vinho ou da cerveja. Mas um sommelier de verdade deve atuar nas diversas áreas, por isso que a gente precisa conhecer bebidas como café, cerveja, vinho e gastronomia, ou seja, tem que ser completo”.
Anderson finaliza com uma dica para quem não perde a oportunidade de apreciar um bom vinho. Quando Danillo Freitas questiona: ‘tem regra pra consumir vinho?’
“Tem. Beber todo dia”, disparou.
Imagem: divulgação