Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira
Tecnologia será colocada em diversos pontos do circuito da festa e nos Portais de Abordagem.
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começou nesta quinta-feira (18) e segue até o próximo domingo (21). Serão 22 câmeras espalhadas por todo o Circuito Maneca Ferreira, buscando foragidos da Justiça.
O secretário da SSP, Marcelo Werner, destaca a importância da ferramenta.
“É mais uma forma de coibir a entrada de foragidos da Justiça no circuito. Isso resultará em mais tranquilidade para baianos e turistas”, afirma.
Além das câmeras de Reconhecimento Facial, outras 53 serão empregadas na operação especial montada para os quatro dias da folia. A ação ainda vai contar com a utilização de 330 rádios Tetra e dois Centros Integrados de Comando Controle Móvel (CICCM).
Durante a abertura da festa, o secretário também ressaltou o investimento histórico de 10 milhões e meio de reais no evento.
“Nós investimos muito, o maior investimento da história na micareta, 10 milhões e meio de reais. O maior número de policiais envolvidos, 9.500, para garantir a maior micareta de todos os tempos, com muita segurança.”
Outra medida inovadora é a utilização de policiais infiltrados, que se passarão por foliões para monitorar quadrilhas especializadas em furtos durante o evento.
“Essa tática, que já obteve sucesso em Salvador, será aplicada com o apoio das câmeras de vigilância e da comunicação direta com as equipes de campo. Esse planejamento foi testado na pré-micareta e foi um sucesso, sem nenhum tipo de crime grave. Esperamos que assim seja também na micareta 2024 em frente a Santana”, destacou Werner.
Além das medidas de segurança, foi ressaltada a importância da prevenção e do engajamento da comunidade, mídia e artistas para promover um ambiente pacífico e de respeito durante o evento.
*Victória Silva com informações do repórter André Silva