Síndrome do Smartphone: Mal uso de aparelhos eletrônicos pode causar problemas cervicais
O ideal é que celulares e computadores estejam na altura dos olhos.
Uso exagerado e incorreto dos aparelhos eletrônicos pode provocar problemas físicos e mentais, dentre eles, a Síndrome do Smartphone, quadro onde a má postura que o indivíduo faz ao utilizar o celular leva a fortes dores no pescoço. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o médico ortopedista Dr. Eduardo Aguzzoli, destacou que a posição inadequada gera uma sobrecarga de até 30 quilos na região dorsal.
“A dor no pescoço tem aumentado muito pelo uso abusivo de smartphones e computadores. A síndrome do smartphone acontece se você não colocar o computador e o celular que você usa na altura dos olhos, e ficar o dia todo trabalhando olhando para baixo, sem uma pausa ou repouso adequado”, pontua o doutor.
O especialista também chama atenção para a melhor posição de dormir: de lado, com travesseiro apoiando bem o pescoço. Os tratamentos são estabelecidos a depender da demanda individual de cada paciente, muitas vezes sem necessidade de intervenção cirúrgica, o que gera mais segurança e tranquilidade para o paciente.
DOR
De forma geral, a dor é definida como uma experiência sensorial incomoda, que serve de alerta para algo anormal que está ocorrendo no corpo humano. A dor pode ocorrer em qualquer parte do corpo, e é considerada crônica quando dura mais de três meses.
“A dor é uma defesa do nosso organismo, se estamos com dor, é porque algo está errado. Em alguns casos é simples de lidar, mas as outras vezes não, então temos que ficar de olho”, diz o médico.
Dores persistentes podem ser indicativos de um problema maior, especialmente se forem persistentes e limitarem a qualidade de vida do indivíduo. Em casos assim, o médico deve ser consultado o quanto antes para receber o tratamento adequado.
O ortopedista Dr. Eduardo Aguzzoli pode ser encontrado no Instagram: @dreduardo_aguzzoli.